Notícia

Ver notícia

Águas do Rio realiza obras que beneficiam mais de 460 pessoas que estudam ou trabalham em colégio na Chatuba

Imagina ter que suspender as aulas por causa da falta d’água e mandar para casa centenas de crianças antes da hora. Na Escola Municipal de Educação Infantil Margarida da Silva Duarte, na Chatuba, em Mesquita, essa situação se repetiu várias vezes ao longo dos últimos 15 anos para a angústia de alunos, pais e funcionários da unidade. Para acabar com o problema, a Águas do Rio fez o trabalho de casa e realizou serviços de desobstrução de redes. Com isso, a água passou a chegar às torneiras da unidade com regularidade.

Diretora do colégio, Isabela Fidelis conta que, às vezes, precisava solicitar três carros-pipa de 10 mil litros por semana. Ela lembra que mais de 460 pessoas estudam ou trabalham na escola. 

“Foram anos nessa luta. Tínhamos que interromper as aulas por falta d’água, o que dificultava o bom andamento da grade curricular. Nossos alunos tomam banho e fazem as refeições por aqui, então água é essencial para mantermos a escola aberta. Agora, após as obras, finalmente a água começou a cair em nossa cisterna sem o uso de bombas”, afirmou Isabela.

Mais 300 pessoas beneficiadas

No bairro Santo Elias, moradores e comerciantes também sofrem com problemas de abastecimento há muitos anos. Mas o panorama começou a melhorar, segundo eles, após intervenções realizadas pela concessionária. Na Rua Policarpo, a empresa explica que começou a substituir 2,6 km redes de água, o que vai beneficiar cerca de 300 pessoas na região.

“A falta d’água vem de longa data. Aqui tinha uma rede da antiga, mas não adiantava muito, porque só era possível abastecer casas que tivessem bomba e apenas no fim da noite. Alguns vizinhos até fizeram poços artesianos, mas água para beber tinha de ser comprada. Ainda bem que alguém ouviu nossos pedidos por uma nova rede de água, e isso está virando realidade”, disse o comerciante Edilon de Lima.

De acordo com Silvio Cezar, coordenador operacional da Águas do Rio, várias frentes de trabalho estão montadas em outros pontos de Mesquita.

“Nossas equipes estão espalhadas para atender às demandas da cidade, que são muitas. Nosso objetivo é levar água tratada e de qualidade para toda população, pois trabalhamos com o propósito de oferecer bem-estar às famílias e transformar vidas”, afirmou.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.