Notícia

Ver notícia

Águas do Rio revitaliza unidade desativada e vai dobrar a quantidade de água tratada armazenada

Seguindo na contramão do ditado popular que diz “se melhorar estraga’, em Aperibé, uma obra de melhoria e revitalização de um antigo e desativado reservatório de água tratada prova o contrário, como diz Regina de Souza, que mora há mais de 20 anos no município da Região Noroeste.

“Com certeza ficará melhor. Há alguns anos nós sofríamos com falta de abastecimento aqui. Pedíamos ajuda, e não éramos atendidos. Desde o fim do ano passado as coisas mudaram muito porque a água chega sempre e com qualidade! Não temos mais problemas com falta d’água em Aperibé, mas só de saber que vai aumentar a quantidade de água armazenada pra gente, isso nos deixa mais tranquilos sobre o abastecimento para os moradores”, diz a recepcionista, que também ocupa papel importante como líder comunitária do bairro Fagundes.

Atualmente a cidade conta com um reservatório com capacidade de armazenar 600 mil litros de água tratada. Com a obra, que está sendo realizada na unidade, a Águas do Rio vai operar o sistema com 1.600 mil litros de água tratada armazenada, ou seja, mais que o dobro da quantidade atual, para abastecer 12.400 moradores, aproximadamente. A notícia deixou o morador Thiago Faustino contente, já que, segundo ele, a cidade está em constante expansão.

“Eu tenho conhecimento sobre o sistema de abastecimento da cidade, sabia da existência desse reservatório. É muito bom saber que a Águas do Rio vai reativar essa estrutura e com isso vai aumentar a quantidade de água na nossa cidade, porque Aperibé está com novos loteamentos; a cidade está crescendo muito e fico aliviado por saber que a empresa está acompanhando esse desenvolvimento. O contato que temos direto com a empresa também é um diferencial que nunca tivemos. Estão de parabéns”, avalia Thiago Lacoste Faustino, presidente da Associação de Moradores do bairro Ferreira da Luz.

Outras melhorias

Desde o início das operações do sistema de água, em novembro do ano passado, a Águas do Rio já realizou diversas intervenções para aprimorar o fornecimento. Entre as principais estão o aumento da vazão na Estação de Tratamento de Água (ETA) de 28 para 40 litros de água por segundo, e uma obra de extensão de 80 metros de rede de água tratada na Rodovia RJ-116, beneficiando moradores do bairro Cidade Nova.

Outra melhoria foi a automatização das unidades do sistema de abastecimento a partir da instalação de painéis eletrônicos com sensores que monitoram as estruturas em tempo real, durante 24h por dia. O controle da pressão nas tubulações e do desempenho do sistema de bombeamento é feito no Centro de Operações Integradas da concessionária, instalado no centro da capital.

Compartilhar:

Veja Também

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.