Notícia

Ver notícia

Ações educativas para a integração com as escolas do entorno está nos planos dos pescadores

Nesta quinta-feira (14/10), uma equipe da área de Responsabilidade Social da Águas do Rio se reuniu com líderes da Colônia de pescadores Z-13, que atuam na Lagoa Rodrigo de Freitas, para conhecer e estreitar a relação com as lideranças, apresentar a concessionária e entender as necessidades locais.

Águas do Rio visita colônia de pescadores da Lagoa Rodrigo de Freitas

Moscatelli explica o ecossistema da lagoa para equipe da Águas do Rio

Junto com a equipe, participaram da reunião o biólogo Mário Moscatelli, o cofundador do Instituto Carioca Cidade Criativa e atual padrinho da Z-13, Heitor Wegmann, e o líder da colônia Alexandre de Oliveira.

Durante a conversa foram apontadas necessidades de ações educativas para promover a integração com as escolas do entorno, problemas relacionados ao despejo irregular de esgoto na lagoa e a falta de monitoramento da biomassa de peixes, que afeta diretamente a renda dos pescadores.

“Estou bastante esperançoso com a entrada da Águas do Rio, que tomou a iniciativa de procurar as pessoas envolvidas com a proteção desse ecossistema. A solução de qualquer problema está em ouvir as pessoas”, disse Heitor Wegmann.

Integrantes da área social da Águas do Rio já estão trabalhando nas comunidades para construir um relacionamento mais transparente e de parceria com as lideranças e a população.

“Essa aproximação é muito importante para entender as principais demandas locais e buscar melhores soluções em parceria com a comunidade”, disse Marcella Gonçalves, representante de Responsabilidade Social da empresa.

Apoio ao projeto Manguezal da Lagoa

No próximo sábado (16/10), às 10h, a Águas do Rio, firma parceria com a Manglares Consultoria Ambiental, do biólogo Mário Moscatelli, a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado, para manutenção do ecossistema de manguezal da Lagoa Rodrigo de Freitas. É a primeira vez que uma empresa privada patrocina o projeto Manguezal da Lagoa, que completa 32 anos.

A Águas do Rio estará monitorando a Lagoa para manter o sistema de forma eficiente e contará, inclusive, com uma equipe permanente dedicada à região. Dentre as ações iniciais, a concessionária irá revitalizar e operar as elevatórias do Parque dos Patins e Árabe que vão dar mais segurança operacional quanto ao extravasamento de esgoto às margens da Lagoa.

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.