Notícia

Ver notícia

Encontro apresenta balanço de atividades e elege novos membros para integrar a comissão

Nesta terça-feira (28), representantes do Comitê Guandu estiveram na sede da Águas do Rio, em Nova Iguaçu, para a primeira reunião plenária de 2023. O encontro reuniu membros da comissão, sociedade civil, representantes dos governos municipais, indústrias, comércios e as concessionárias dos serviços de água e esgoto que atendem aos municípios da área de atuação do Comitê. Durante a reunião foram apresentados o balanço de atividades de 2022 e os novos membros que passaram a fazer parte da comissão deste ano.

A aproximação da Águas do Rio com o Comitê Guandu é fundamental para dar celeridade às estratégias de recuperação da Bacia do Rio Guandu, principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Na área de atuação da empresa estão três municípios que influenciam na bacia: Japeri, Queimados e uma parte de Nova Iguaçu.

“Estamos debruçados na construção de um Plano Diretor de Esgoto (PDE), principal instrumento da política urbana, que norteia a criação do sistema de esgoto nas cidades que atendemos. A próxima etapa deste plano é identificar os locais nos municípios que podem abrigar as estruturas necessárias para a coleta e o tratamento do esgoto. Na sequência, temos como prioridade a criação de uma Estação de Tratamento de Esgoto, com capacidade de atender as bacias hidrográficas dos municípios de Queimados e Japeri”, explicou o diretor-superintendente, Luiz Fabbriani.

A diretora Geral do Comitê Guandu-RJ, Mayná Coutinho, agradeceu a disponibilidade da Águas do Rio para sediar a reunião. “O Comitê tem uma visão integradora e as questões relativas ao meio ambiente e recursos hídricos são a base da nossa atuação. A Águas do Rio é uma grande parceira desta comissão e para nós foi um prazer realizar a primeira reunião plenária na sede da concessionária. Temos um objetivo em comum e queremos sempre estar próximos nos debates que contribuam e acelerem nosso trabalho”, afirmou a diretora.

Mais sobre o Comitê Guandu

O Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim (Comitê Guandu-RJ) foi criado em abril de 2002. Sediado em Seropédica (RJ), na Baixada Fluminense, o Comitê é um órgão colegiado vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI), com atribuições consultivas, normativas e deliberativas, de nível regional, integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento e Recursos Hídricos. Seu principal objetivo é promover a gestão descentralizada e participativa dos Recursos Hídricos na bacia hidrográfica.

Compartilhar:

Veja Também

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.