Notícia

Ver notícia

Segundo levantamento da concessionária, volume de água jogado fora seria suficiente para abastecer 400 famílias por um mês

 

A Águas do Rio montou uma operação de emergência para encerrar um vazamento de grandes proporções que acontecia no subterrâneo da linha férrea, no Centro de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. Segundo levantamento realizado pelo setor Operacional da concessionária, o rompimento da tubulação desperdiçou cerca de 11 milhões de litros de água em aproximadamente 50 dias, volume suficiente para abastecer cerca de 400 famílias ao longo de um mês. Agora esta água já está de volta às torneiras da população.

Durante o reparo, que durou cerca de cinco horas, 10 profissionais se dedicaram à soldagem de uma peça metálica, responsável pela vedação do tubo, que havia se rompido devido à forte pressão da água. O equipamento recebeu o reforço de barras de ferro para impedir que novos rompimentos aconteçam.

O combate às perdas de água tratada é um desafio que a Águas do Rio encara como prioritário. A concessionária investe em vistorias diárias, incluindo a utilização do geofone, um amplificador que tem a função de detectar vazamentos não visíveis em ruas e avenidas, escutando o som característico, sinais de vibração ou ruídos nas tubulações.

“Um de nossos grandes desafios é reduzir o desperdício de água na Baixada Fluminense.Nossas equipes estão nas ruas todos os dias realizando sondagens e vistorias, mas nem sempre os vazamentos são visíveis. Por isso, contamos com o auxílio da tecnologia”, explicou o gerente de Operações, Leonardo Canto, que atua nos municípios de Nova Iguaçu, Japeri, Queimados, Mesquita e Nilópolis.

Além das inspeções diárias realizadas pelas equipes da concessionária, a população também pode acionar a empresa, caso identifique algum vazamento, por meio do telefone 0800 195 0195, que funciona por ligação gratuita 24 horas por dia e whatsapp.

 

Compartilhar:

Veja Também

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...