Notícia

Ver notícia

Volume perdido seria suficiente para abastecer 168 caixas d’água por dia

Imagina perder sete mil litros de água por hora sem nem mesmo utilizá-los? Esse problema afetou diretamente moradores da Rua Itajaí, no bairro Das Graças, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, que acabaram impactados pela falta d’água. Invisível a olho nu, o vazamento só foi detectado graças a um moderno equipamento tecnológico utilizado pela Águas do Rio. Para se ter uma ideia, o volume desperdiçado daria para abastecer, por dia, cerca de 168 caixas d’água de mil litros.

“A gente precisou armazenar água em vasilhas ou teve que solicitar caminhão-pipa. Só assim para conseguirmos realizar as tarefas de casa. Foi um perrengue só!”, desabafou Alecsandra Belo da Silva, moradora da região.

A situação foi resolvida após a população acionar a Águas do Rio. Técnicos da concessionária atuaram no local com aparelho conhecido como geofone, um amplificador que tem a função de detectar vazamentos não visíveis em ruas e avenidas, escutando o som característico, sinais de vibração ou ruídos produzidos pela água nas tubulações.

“Um de nossos grandes desafios é reduzir o desperdício de água na Baixada Fluminense. Nossas equipes estão nas ruas diariamente realizando sondagens e vistorias, mas nem sempre os vazamentos são visíveis, como foi esse caso em Belford Roxo. Por isso, contamos com o auxílio da tecnologia, mas também da população”, explicou o gerente de operações da empresa, Cleber Salvi.

Alecsandra não escondeu o alívio após o conserto:

“Os rapazes da Águas do Rio deram um duro danado aqui, e hoje o nosso abastecimento está ótimo! Estou podendo lavar a minha roupa sem preocupações. Agora, estamos de boa”, comemorou ela.

Compartilhar:

Veja Também

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.