Notícia

Ver notícia

Irregularidade prejudicou, durante 15 anos, abastecimento em 23 bairros

Mais de 1,4 mil ligações clandestinas de água foram identificadas no bairro Danon, em Nova Iguaçu, após vistoria realizada pela Águas do Rio. Nesta quarta-feira (16/8), técnicos e operários da concessionária retiraram os “gatos” ligados à Nova Adutora da Baixada Fluminense, sistema que integra o conjunto de abastecimento de Nova Iguaçu e Queimados. Para que os técnicos pudessem trabalhar no local o fornecimento de água da região precisou ser suspenso até a finalização do conserto da tubulação, que aconteceu no final do dia de ontem (16).

A irregularidade acontecia há cerca de 15 anos, o que, segundo levantamento da empresa, desviou, direta ou indiretamente, quase oito bilhões de litros de água nesse período. As fraudes impactavam o abastecimento de 23 bairros.

“As ligações clandestinas prejudicam toda a rede. Além de fragilizar a estrutura da adutora e contribuir com a ocorrência de rompimentos e vazamentos, elas reduzem a pressão no sistema e afetam a distribuição e a qualidade da água que chega na casa das pessoas”, explicou Felipe Esteves, diretor-executivo da Águas do Rio. 

Para regularizar as ligações e manter o abastecimento local, a companhia realizou um estudo de viabilidade técnica. Foram implantados 16 km de rede e instalados dois sistemas de bombeamento, que vão manter o abastecimento de moradores dos bairros Danon, Iolanda, Mangueira e Jardim Palmares.

 

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.