Notícia

Ver notícia

A única estação de esgoto da cidade vai beneficiar mais de 4 mil pessoas

Os moradores da cidade de Tanguá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, têm muito o que celebrar. Nesta terça-feira (13/6), a Águas do Rio e a Prefeitura Municipal reinauguraram a Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Pinhão. A unidade, que estava inoperante e com problemas estruturais, foi revitalizada e colocada em operação, passando a tratar até 8,4 litros de esgoto por segundo.

“Assim que chegamos no município, unimos esforços para colocar em operação a única estação de esgoto da região. Apesar da reinauguração estar sendo realizada agora, a unidade já estava em funcionamento desde o ano passado, mas precisava passar por obras estruturais. Além da ETE, oito estações de bombeamento (elevatórias) também foram reformadas para que o esgoto fosse direcionado para a ETE”, explica o diretor-executivo da Águas do Rio, Diógenes Lyra.

O esgoto para tratamento recebido na ETE Pinhão é proveniente dos bairros Pinhão e parte de Bandeirantes. Com a estação em funcionamento, o equivalente a 2.2 mil caminhões-pipa de esgoto passa a ser tratado na unidade, contribuindo para a vida de mais de 4 mil moradores dessas regiões e com a preservação do meio ambiente.

Para o diretor-superintendente da Águas do Rio, Pedro Freitas, a empresa tem o objetivo de levar água e tratar esgoto para todas as cidades onde atua.

“Estamos em 27 municípios no estado do Rio de Janeiro e com o compromisso de atender todas as pessoas que fazem parte da nossa área de atuação. Para nós, não importa o tamanho da cidade, queremos deixar um legado, mudar a realidade das pessoas, transformar vidas levando dignidade, saúde e qualidade de vida para todos”, afirma Pedro, ressaltando também que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Tanguá foi totalmente revitalizada e está recebendo visitas de especialistas e alunos de instituições de ensino de toda a região leste para conhecer o processo do tratamento água através do programa De Portas Abertas.

Para o prefeito da cidade, Rodrigo Medeiros, além dos importantes benefícios relacionados às questões de saúde pública, a reinauguração da ETE – Pinhão também corrobora com a preservação do meio ambiente.

“A reinauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Pinhão, que também atende aos moradores do bairro Bandeirantes, coincide com o mês de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, celebrado no último dia 5, e vem corroborar com essa tão importante pauta”, disse Medeiros.

“Quando a residência não está ligada a uma rede de esgoto, os efluentes são despejados diretamente nos rios, lagos e oceanos, poluindo fontes de água e contribuindo para a propagação de doenças. Em função disso, o tratamento de esgoto tem impactos sociais e ambientais diretos para a população como um todo. Agradeço, em nome de toda a população tanguaense, pelos esforços empreendidos pela Concessionária Águas do Rio para a recuperação dessa ferramenta de tão grande importância para a saúde humana e preservação do meio ambiente”, completou ele.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.