Notícia
Iniciativa teve o objetivo de fortalecer o debate sobre questões ambientais e climáticas no conjunto de favelas
A Águas do Rio marcou presença na Pré-Conferência Municipal do Meio Ambiente e Mudança do Clima, na Areninha Cultural Herbert Vianna, no Complexo da Maré, Zona Norte carioca. O evento, organizado pela Redes da Maré em parceria com o DataLabe, teve como objetivo intensificar as discussões sobre esses temas, especialmente em um cenário nacional marcado por períodos prolongados de estiagem e desafios decorrentes das variações climáticas.
Representada por Daniella Licurgo, coordenadora de Meio Ambiente, a concessionária participou da mesa de debate intitulada “Saneamento Básico: Desafios e Tecnologias para um Território Resiliente”. Durante sua participação, no último dia 27, ela apresentou iniciativas da Águas do Rio nas regiões atendidas pela empresa, com destaque para o Programa Afluentes, que facilita o diálogo entre a concessionária e lideranças comunitárias. Ela enfatizou a importância da parceria na Maré, onde a companhia mantém uma loja de atendimento e uma base operacional.
“Nosso compromisso é trabalhar lado a lado com as comunidades, ouvindo suas demandas e oferecendo soluções que façam a diferença. Queremos transformar vidas”, destacou Daniella.
Entre as ações mencionadas, ela destacou o estudo de viabilidade para a implantação do sistema de esgotamento sanitário na região, que prevê o envio do esgoto para o Coletor Tronco Alegria e, depois, para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Alegria. Além disso, Daniella ressaltou o uso de satélite, uma tecnologia adotada pela empresa para identificar vazamentos ocultos na rede, o que vem contribuindo significativamente para a redução do desperdício de água – uma medida essencial no contexto das atuais crises hídricas enfrentadas em várias regiões do país.
Investimentos para minimizar impacto
Com o Brasil passando por eventos climáticos extremos, como secas severas e chuvas intensas, a Águas do Rio está atenta para mitigar os impactos dessas mudanças, desenvolvendo tecnologias e soluções que ajudem a enfrentar as emergências hídricas e a promover a resiliência dos territórios onde atua. A empresa tem investido em estratégias para garantir o uso eficiente dos recursos hídricos e contribuir com a adaptação às novas realidades climáticas, minimizando os efeitos da estiagem e outras condições extremas.
A pré-conferência abordou temas importantes como emergência climática, adaptação a desastres e educação ambiental. O evento também contou com o lançamento de publicações voltadas para saneamento básico, resíduos sólidos, manguezais e ondas de calor. Além disso, foi apresentada a “Carta do Saneamento”, que reúne dados sobre a situação atual da Maré.
Os debates e resultados da pré-conferência serão levados em maio de 2025 para a 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e Mudança do Clima, com o intuito de influenciar a criação de políticas públicas inclusivas, a fim de melhorar a infraestrutura do território.