Notícia

Ver notícia

Quem passa diariamente pelo canal Jardim de Alah pode perceber que a tubulação de 10 metros de extensão que transporta o esgoto dos bairros do Leblon, São Conrado, Lagoa e Gávea até o Emissário Submarino de Ipanema está novinha em folha. Isso porque recentemente equipes da Águas do Rio fizeram uma obra de revitalização da estrutura, que era vista como precária há pelo menos 15 anos.

José Maria Vaz, coordenador de Operações da concessionária, explicou a importância do trabalho para o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário.

“Essa obra é um reforço da estrutura da tubulação. A corrosão, causada pela maresia ao longo dos anos, estava afetando a integridade do tubo. Esse trabalho traz segurança tanto para a população quanto para o meio ambiente, evitando vazamentos de esgoto no canal do Jardim de Alah e, consequentemente, protegendo o mar do Leblon e de Ipanema e a Lagoa Rodrigo de Freitas”, reforça.

A intervenção recompôs a tubulação em aço da travessia do canal com um revestimento de quatro camadas de pintura especial para suportar a agressão salina do mar. Além disso, também foi feita a instalação de uma nova ventosa, em substituição a que existia no local e estava inoperante.

“As ventosas são elementos de proteção da rede que são colocados nas instalações hidráulicas para ajudar a regular as pressões na tubulação e evitar rompimentos”, explica Marcelo Costa, gerente de Engenharia da concessionária.

Compartilhar:

Veja Também

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.