Notícia

Ver notícia

Concessionária realiza a troca de 100 metros de rede em Cambuci e finaliza a reforma de reservatórios em Itaocara

Duas obras recém-concluídas pela Águas do Rio no Noroeste Fluminense foram mais uma etapa da série de melhorias implementadas pela concessionária no sistema de abastecimento de água na região. Desta vez, a empresa terminou a troca de 100 metros de rede em Cambuci e a reforma de dois reservatórios em Itaocara. A ação faz parte do plano de ações para os municípios alcançarem a meta do Novo Marco do Saneamento – 99% da população atendida com água tratada até 2033.

O impacto já foi sentido por moradores do bairro Guarani, em Cambuci, onde a troca de redes beneficiou cerca de 35 famílias. “A água que chegava até minha casa era tão pouca e tão fraca que eu tinha até bomba para puxar e reservar numa caixa d’água à parte. Às vezes, acontecia de não cair nada durante uma semana inteira. Só que, agora, após a obra, não faltou água um dia sequer. Até tirei a bomba e só tenho que agradecer”, comemorou a aposentada Ilma dos Santos.

De acordo com o coordenador de Operações da Águas do Rio, Adjelson Lopes, as intervenções tinham o objetivo de melhorar a rotina dos moradores desses dois municípios e garantir mais segurança operacional às equipes da companhia.

“Trocamos a rede antiga da Travessa Antônio Malafaia, que ainda era de ferro, tinha muitas obstruções e não comportava a real necessidade para o abastecimento da população. Agora, colocamos toda a tubulação do tipo PEAD, que é um material mais resistente, moderno e capaz de dobrar a vazão. Desta forma, vamos melhorar muito o fornecimento de água tratada em Cambuci”, disse ele.

Em Itaocara, a concessionária concluiu a reforma de dois reservatórios nos bairros Cruzeiro e Eucalipto, que juntos têm a capacidade de armazenar 110 mil litros de água. A obra contou com a recuperação estrutural das unidades, incluindo a impermeabilização, pintura e desinfecção.

“Como os reservatórios eram bem antigos, precisamos realizar uma intervenção completa, para que pudéssemos assim garantir a qualidade da água e a melhoria do sistema como um todo. Desta vez, foram duas unidades do Noroeste, e em breve iniciaremos obras em outros locais, conforme o nosso plano de ação”, concluiu Lopes.

Compartilhar:

Veja Também

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.