Notícia

Ver notícia

Vazamentos causam prejuízos para o meio ambiente e para o abastecimento público

 

A Águas do Rio tem atuado em diversas frentes para localizar e sanar o desperdício de água na rede de distribuição. No primeiro mês de operação, a concessionária realizou o reparo de cerca de 400 vazamentos nos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé e São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Com a substituição de trechos de redes antigas e deterioradas, o monitoramento dos sistemas, através do Centro de Operações Integradas de última geração e a colaboração dos clientes, por meio dos canais de atendimento, a empresa tem agilizado os reparos e diminuído o desperdício. “Foram instalados medidores de pressão nas redes de distribuição, que nos ajudam a detectar alterações no fornecimento de água e possíveis vazamentos de forma mais rápida. Também estamos com equipes nas ruas, vistoriando e executando os serviços de melhorias. Esse trabalho reflete diretamente na disponibilidade desse recurso vital para o bem-estar dos cidadãos”, disse Marcello Dall’Ovo, diretor-executivo da Águas do Rio na região da Baixada.

Os vazamentos na rede de distribuição de água tratada correspondem a 20% das perdas. O restante é causado por falta de medição, ligações clandestinas e furto de água.

Segundo o Instituto Trata Brasil, a água potável desperdiçada no Brasil seria suficiente para abastecer 30% da população por um ano. O prejuízo ambiental também é significativo, visto que a água é um bem finito que precisa ser cuidado e bem administrado. O Trata Brasil aponta ainda que o Rio de Janeiro perde o equivalente a 1.520 piscinas olímpicas diárias de água tratada.

É importante ressaltar que as pessoas podem contribuir no combate às perdas, ligando para os canais de atendimento da Águas do Rio, quando localizarem um vazamento nas redes públicas ou uma ligação clandestina como fez Fábio Gomes, morador do Parque Analândia, em São João de Meriti. “Eu identifiquei alguns vazamentos aqui na minha rua, entrei em contato e rapidamente a Águas do Rio veio e executou o serviço com perfeição”, conta Fábio.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.