Notícia

Ver notícia

Concessionária trocou tubulações e realizou modernização de estações de bombeamento de esgoto que vão ajudar na preservação do ecossistema 

 

A concessionária Águas do Rio vem realizando uma série de melhorias de esgotamento na região da Lagoa Rodrigo de Freitas. De novembro para cá, finalizou as obras de revitalização e modernização das estações elevatórias da Lagoa, que bombeiam esgoto para o sistema de coleta, evitando o desague de material sem tratamento. Também realizou a troca de 30 metros de tubulação que leva esgoto para a Estação Elevatória Hípica, no Jardim Botânico. Os canos antigos estavam deteriorados e tinham pontos de vazamento, além de apresentar rachaduras com frequência. A melhoria ambiental já é perceptível.

vistoria na rede de esgotamento sanitário

“Com a concessionária realizando as ações de manutenção e recuperação dos equipamentos, progressivamente vamos dar maior estabilidade ambiental não só para a natureza como para os frequentadores da Lagoa. Isto vai melhorar a qualidade de vida de toda a sociedade”, afirmou o biólogo Mário Moscatelli, autor do projeto de recuperação do manguezal da Lagoa.

As estações localizadas próximas ao Parque dos Patins estavam inoperantes e receberam um sistema automatizado que permite o acompanhamento da operação em tempo real pelo Centro de Operações Integradas (COI). Também foram instalados painéis de comando e controle, cabos elétricos foram trocados e novas estruturas de alvenaria foram construídas para abrigar essas duas estações. Elas recebem o esgoto dos quiosques da Lagoa e do heliponto e direcionam para a Elevatória Saturnino de Brito, na Gávea.

“Nosso trabalho está focado em recuperar a segurança operacional da rede de esgoto da região da Lagoa”, afirma Thaís Gallina, diretora executiva das regiões Sul e Centro da capital.

De acordo com Thais, desde que a Águas do Rio assumiu a operação, foram diagnosticados alguns problemas nas elevatórias que, apesar de prontas há anos, não estavam funcionando como deveriam. “Com essa obra, vamos evitar muitos vazamentos de esgoto e ajudar a restabelecer a fauna e flora local”, explicou.

Troca de tubulação

Troca de tubulação interligada à Estação Elevatória Hípica

Troca de tubulação interligada à Estação Elevatória Hípica

O que era para ser um pequeno reparo na rede de esgoto acabou virando uma troca de 30m de tubulação no Jardim Botânico. A intervenção aconteceu após os técnicos da empresa perceberem que havia um problema maior a ser resolvido, já que o estado da tubulação não permitia mais a realização de consertos.

A obra realizada beneficia não apenas a população de 108 mil pessoas atendida pela elevatória, mas o meio ambiente. “Encontramos uma rede cheia de remendos e muito deteriorada. Produzimos as peças em aço carbono, sob medida, na nossa oficina, para que essa manutenção seja definitiva, acabando com o vazamento de esgoto neste trecho”, explicou o gerente de manutenção, Felipe Esteves, que coordenou o trabalho da equipe composta por 26 pessoas. O reparo foi feito durante a madrugada de terça-feira (07/12).

Mário Moscatelli

Trabalho contínuo

As ações da Águas do Rio para a Lagoa não são apenas operacionais. A concessionária firmou uma parceria com a Manglares Consultoria, do biólogo Mário Moscatelli, que se dedica há 32 anos a um projeto de sustentabilidade que prevê a revitalização do manguezal do entorno do espelho d’água.

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.