Notícia

Ver notícia

Concessionária trocou tubulações e realizou modernização de estações de bombeamento de esgoto que vão ajudar na preservação do ecossistema 

 

A concessionária Águas do Rio vem realizando uma série de melhorias de esgotamento na região da Lagoa Rodrigo de Freitas. De novembro para cá, finalizou as obras de revitalização e modernização das estações elevatórias da Lagoa, que bombeiam esgoto para o sistema de coleta, evitando o desague de material sem tratamento. Também realizou a troca de 30 metros de tubulação que leva esgoto para a Estação Elevatória Hípica, no Jardim Botânico. Os canos antigos estavam deteriorados e tinham pontos de vazamento, além de apresentar rachaduras com frequência. A melhoria ambiental já é perceptível.

vistoria na rede de esgotamento sanitário

“Com a concessionária realizando as ações de manutenção e recuperação dos equipamentos, progressivamente vamos dar maior estabilidade ambiental não só para a natureza como para os frequentadores da Lagoa. Isto vai melhorar a qualidade de vida de toda a sociedade”, afirmou o biólogo Mário Moscatelli, autor do projeto de recuperação do manguezal da Lagoa.

As estações localizadas próximas ao Parque dos Patins estavam inoperantes e receberam um sistema automatizado que permite o acompanhamento da operação em tempo real pelo Centro de Operações Integradas (COI). Também foram instalados painéis de comando e controle, cabos elétricos foram trocados e novas estruturas de alvenaria foram construídas para abrigar essas duas estações. Elas recebem o esgoto dos quiosques da Lagoa e do heliponto e direcionam para a Elevatória Saturnino de Brito, na Gávea.

“Nosso trabalho está focado em recuperar a segurança operacional da rede de esgoto da região da Lagoa”, afirma Thaís Gallina, diretora executiva das regiões Sul e Centro da capital.

De acordo com Thais, desde que a Águas do Rio assumiu a operação, foram diagnosticados alguns problemas nas elevatórias que, apesar de prontas há anos, não estavam funcionando como deveriam. “Com essa obra, vamos evitar muitos vazamentos de esgoto e ajudar a restabelecer a fauna e flora local”, explicou.

Troca de tubulação

Troca de tubulação interligada à Estação Elevatória Hípica

Troca de tubulação interligada à Estação Elevatória Hípica

O que era para ser um pequeno reparo na rede de esgoto acabou virando uma troca de 30m de tubulação no Jardim Botânico. A intervenção aconteceu após os técnicos da empresa perceberem que havia um problema maior a ser resolvido, já que o estado da tubulação não permitia mais a realização de consertos.

A obra realizada beneficia não apenas a população de 108 mil pessoas atendida pela elevatória, mas o meio ambiente. “Encontramos uma rede cheia de remendos e muito deteriorada. Produzimos as peças em aço carbono, sob medida, na nossa oficina, para que essa manutenção seja definitiva, acabando com o vazamento de esgoto neste trecho”, explicou o gerente de manutenção, Felipe Esteves, que coordenou o trabalho da equipe composta por 26 pessoas. O reparo foi feito durante a madrugada de terça-feira (07/12).

Mário Moscatelli

Trabalho contínuo

As ações da Águas do Rio para a Lagoa não são apenas operacionais. A concessionária firmou uma parceria com a Manglares Consultoria, do biólogo Mário Moscatelli, que se dedica há 32 anos a um projeto de sustentabilidade que prevê a revitalização do manguezal do entorno do espelho d’água.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.