Notícia

Ver notícia

Equipe de Responsabilidade social, em parceria com a Associação Cultural Carlos Fernando Coutinho, conversa com moradores da comunidade sobre o uso consciente da água

 

Os desafios do uso consciente da água, do descarte correto de resíduos sólidos e do óleo vegetal na rede de esgoto foram assuntos debatidos com aproximadamente 50 moradores do Complexo do Chapadão, na última quinta-feira (17/11), na sede da Associação Cultural Carlos Fernando Coutinho, na Pavuna.

Esse foi o segundo encontro em que a equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio foi convidada pela instituição para falar com os moradores locais sobre os serviços prestados pela concessionária, que hoje atua no território com o Programa “Vem com a Gente”, e também sobre o uso consciente dos recursos hídricos e os transtornos que o descarte incorreto de lixo causa às redes coletoras de esgoto.

Situações do cotidiano que geram resíduos, descartados de forma incorreta, e o desperdício de água, foram expostos e apresentados ao grupo, por meio de fotos, com o propósito de estimular a reflexão sobre a complexibilidade que envolve o processo de tratamento e distribuição de água, bem como o tratamento e captação do esgoto.

A maioria dos moradores se identificaram com alguma das situações apresentadas e não imaginavam que o ciclo da água era um processo com tantas etapas, desde a captação do recurso hídrico até chegada em suas casas e, posteriormente, a transformação dessa água em esgoto.

Miriam da Costa, moradora do Chapadão

“Assim que sair daqui vou procurar acertar minha caixa d’água que vive soltando água pelo ‘ladrão’, causando um desperdício grande de água. Vou também ter cuidado com o meu lixo. Agora entendo a importância de economizar e não jogar qualquer coisa pelo ralo. Vou sair daqui e passar para os meus vizinhos e amigos tudo o que eu aprendi com vocês”, disse Miriam da Costa de Almeida, moradora do Chapadão.

A parceria da Águas do Rio com a Associação Cultural Carlos Fernando Coutinho faz parte do mapeamento da rede socioassistencial realizado pela concessionária, dentro dos territórios em que atua. A associação, antes conhecida como Associação Cultural Mistura de Raça, é uma entidade que assiste famílias do Complexo do Chapadão por meio de ações assistenciais, de capacitação profissional, e também na defesa dos direitos sociais dos moradores.

Compartilhar:

Veja Também

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.