Notícia

Ver notícia

Gestão colaborativa do sistema de saneamento básico é apontada como o caminho para universalização do serviço

Nos dias 21, 22 e 23 de novembro acontece no campus Itaboraí do IFFluminense o VIII SRHIDRO – Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos. A Águas do Rio foi convidada, através do diretor executivo, Diógenes Lyra, para participar do painel de abertura do evento que debateu o tema “Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico nos municípios do CONLESTE”, na tarde do dia 21.

A abertura foi realizada pelo diretor geral do Campus IFFluminense, Vicente Oliveira, que contextualizou que o evento, promovido desde 2007, pretende colaborar na difusão de alternativas de gestão de recursos hídricos compatíveis com a sustentabilidade regional. Após a introdução, todos os convidados discorreram brevemente sobre seus recortes relativos ao tema proposto para o primeiro painel do dia.

Na ocasião, o diretor executivo da Águas do Rio, Diógenes Lyra, mostrou as metas ousadas da concessionária para os próximos anos e explicou sobre a importância da participação de todos os atores sociais na promoção da universalização do saneamento básico: “É preciso ter água potável e esgoto tratado para todo mundo. É um processo de gestão coletiva e colaborativa que envolve investimento em melhorias do serviço, redução de perdas e pagamento de contas por parte do cidadão. Somente este círculo virtuoso será capaz de promover um sistema equilibrado e saudável que beneficiará a todos”, enfatizou Diógenes.

Na oportunidade estiveram presentes também: Isaque Ouverney, da gerência de Infraestrutura da Firjan; Waleska Ferreira, superintendente executiva de Governo – Niterói; Roberta Souza, coordenadora de gerência executiva de Negócios e Governo – Niterói e Engenheira Civil do Quadro Técnico da Caixa Econômica Federal.O VIII Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos acontece até o dia 23 de novembro e a programação gratuita pode ser encontrada no site https://eventos.iff.edu.br/viiisrhidro.

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.