Notícia
Estudantes da Baixada Fluminense conhecem um pouco mais sobre a empresa e sua atuação
A Águas do Rio participou, nesta segunda-feira (24/10), da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pela Faetec – Unidade Austin, em Nova Iguaçu. O evento, que acontece até esta quarta (26/10), tem como tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil” e reuniu mais de 500 pessoas, incluindo alunos e professores, no primeiro dia de atividades.
Durante o encontro, os coordenadores Operacional e de Serviços da Baixada Fluminense, Alexandre Guimarães e Revelin Ortiz, ambos representantes da concessionária, realizaram uma palestra apresentando a empresa e sua atuação ao longo dos primeiros meses de concessão. “Foi muito gratificante participar da Feira de Ciências e Tecnologia, compartilhar as nossas experiências na área de saneamento com os estudantes e descobrir tantos talentos”, afirmou Alexandre.
Saneamento transformando vidas
Os estudantes dos cursos de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Mecânico de Refrigeração e Encanador Instalador Predial desenvolveram um projeto que ganhou destaque na Feira e chamou a atenção dos coordenadores da companhia. Os alunos contaram com a ajuda e orientação do professor da Faetec, Paulo Sérgio Ramos Magalhães, que também faz parte da equipe operacional da Águas do Rio, como agente de saneamento, no município de Queimados.
“Criamos um sistema de abastecimento, por meio de dois reservatórios interligados, que garantirá o fornecimento contínuo de água na unidade. Quando a água alcançar o nível estipulado nos reservatórios, o sistema operacional será desligado e apenas um compartimento irá operar na distribuição. Esse projeto evitará o desperdício de água e o consumo excessivo de energia”, explicou Roselainy Rodrigues, de 20 anos, a única mulher envolvida na criação do projeto.
A estudante contou também que ficou feliz ao saber que na Águas do Rio as mulheres têm protagonismo, inclusive nas funções operacionais.
“Anteriormente achávamos que apenas os homens poderiam desempenhar algumas funções, mas felizmente isso mudou. Eu moro numa localidade onde não tínhamos acesso à água e hoje a realidade é outra. A gente ganhou mais dignidade e é muito bom saber que este trabalho também é desenvolvido por muitas mulheres”, comemorou.
Para o diretor-superintendente da concessionária, Luiz Fabbriani, a atuação da empresa vai muito além dos serviços de saneamento.
“A Águas do Rio prioriza a realização de um serviço de qualidade na distribuição de água e tratamento de esgoto pelas diversas cidades em que atua. Mas, além disso, temos como missão estar envolvidos em ações que promovam o desenvolvimento sustentável e a educação é fundamental neste processo. É muito gratificante saber que nosso trabalho motiva e inspira as pessoas”, concluiu o diretor com atuação na Baixada Fluminense.