Notícia

Ver notícia

Tradicional evento será realizado neste fim de semana na praia mais famosa do mundo, na Zona Sul carioca

Os competidores do Circuito Rei e Rainha do Mar, evento mais tradicional do calendário nacional de natação em águas abertas, encontrarão condições melhores na edição deste ano, em Copacabana, na Zona Sul carioca. Com iniciativas de combate ao despejo irregular de esgoto nos últimos dois anos, a Águas do Rio, que também patrocina a competição, evitou que mais de quatro piscinas olímpicas por mês de esgoto (3,5 litros por segundo) fossem destinadas para as galerias pluviais do bairro.

As melhorias são visíveis, conforme relata o jornalista Denis Kuck, de 43 anos, que vai participar da prova pela enésima vez.

“Tenho uma relação profunda com o mar, treino em Copacabana e na Praia Vermelha, na Urca. É nítido que melhorou a balneabilidade. As águas estão mais limpas de uns tempos para cá”, afirma Kuck, que está inscrito nas provas de 2,5 km e 5 km, marcadas para domingo (10).

Com mais de quatro mil inscritos, a competição acontecerá na altura do Posto 5 da Princesinha do Mar, onde a Águas do Rio vai assinar a estreia da prova Super 3, revezamento inédito com equipes femininas, masculinas e mistas.

Do uniforme para a sunga e touca

Entre os nadadores estará Victor Gomes, de 26 anos, que trabalha como eletricista de manutenção da Águas do Rio. De segunda a sexta-feira, ele percorre ruas de Copacabana e bate ponto na Estação Elevatória de Esgoto (EEE) André Azevedo, que fica no bairro. Porém, neste fim de semana, ele vai trocar o uniforme da concessionária pela sunga e touca para disputar o Rei e Rainha do Mar.

“Estou muito ansioso para a minha primeira disputa numa praia, já que meu treinamento é feito em piscina de academia. Fico feliz, pois recebi muitos incentivos de colegas de trabalho e de moradores de Copacabana. Eles reconhecem os nossos esforços para oferecer um bom serviço e, por isso, vão torcer por mim”, diz Victor, que participará da prova de natação de 500 metros, sábado (9), e é um dos mais de 20 profissionais da companhia inscritos no circuito.

Esforço que dá resultados

Um dos esforços a que se refere Victor é percebido por quem passa pela Avenida Atlântica nas proximidades da EEE Parafuso, a poucos metros de onde acontecerá o circuito. Durante décadas, o local sofreu com o forte cheiro. Porém, em dois anos de atuação, a Águas do Rio reformou a estação e garantiu o tratamento de odores. Nesse período, foram retiradas 2,9 mil toneladas de sedimentos acumulados ou que passavam pelo Interceptor Oceânico – uma extensa tubulação, 5,5 metros de diâmetro em alguns trechos, que fica sob a via e por onde o esgoto de boa parte da Zona Sul é encaminhado ao Emissário Submarino de Ipanema.

“Trabalhamos para levar mais saúde e qualidade de vida às pessoas. Por isso, além de promovermos o saneamento, que tem impacto positivo no meio ambiente, sendo a Praia de Copacabana um exemplo, apoiamos ações alinhadas a esse propósito. O Rei e Rainha do Mar procura proteger praias e incentivar hábitos saudáveis por meio do esporte”, afirmou Alexandre Bianchini, presidente da concessionária.

Compartilhar:

Veja Também

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.