Notícia

Ver notícia

Ação marca o encerramento das atividades do Outubro Rosa

 

O sorriso e a animação das pacientes oncológicas da secretaria municipal de Saúde de Nova Iguaçu e das lideranças comunitárias da Águas do Rio anunciava que o dia de sol seria repleto de alegria. O programa “Portas Abertas”, promovido pela Responsabilidade Social da concessionária, abriu o Espaço Convivência Sustentável (ECoS), localizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, nesta quinta-feira (27), para receber cerca de 80 mulheres que residem na Baixada Fluminense.

O encerramento da campanha Outubro Rosa falou de saúde de forma ampla, reunindo temas como cultura, educação ambiental e desenvolvimento social, às margens da Lagoa. O evento teve início com um café da manhã ao som da banda composta por colaboradores da Águas do Rio e seguiu com a visita às exposições “Lagoa Vive” e “Mar de Lixo: Não surfe nessa onda!”, que integram a programação do espaço educativo.

                     Alvânia Ferreira

Para o diretor-superintendente da concessionária, Luiz Fabbriani, o propósito da Águas do Rio é enxergar no saneamento básico a oportunidade de abraçar causas sociais e promover o acesso à educação ambiental. “Mais do que levar água potável, promover saúde e cultura faz parte do nosso compromisso com a população. Nossa intenção é construir o caminho para o futuro, ampliando o saneamento básico e contribuindo para o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das regiões onde atuamos,” pontuou o diretor com atuação na Baixada Fluminense.

Conhecer a vista panorâmica da Lagoa foi inédito para muitas mulheres que estavam ali. Uma delas, Alvânia Ferreira, de 64 anos, moradora de Nova Iguaçu, conta que recebeu o diagnóstico de câncer em 2011 e, hoje, celebra todos os momentos com o olhar de quem reconhece a grandeza e as possibilidades de cada novo dia.

“Eu costumo dizer para os meus filhos que eu nasci em 2011, quando muitos achavam que eu ia morrer. Naquele momento, eu descobri o valor da minha vida e o valor da minha vida para outras pessoas. Estar aqui é um grande presente. Será que alguém pode passar por este lugar e não enxergar essa riqueza? Isso é vida. Estou maravilhada e muito grata”, expressou.

A coordenadora de Responsabilidade Social da Águas do Rio, Luciana Muniz, explicou a importância de o projeto “Portas Abertas” promover momentos tão ricos à população da Baixada Fluminense.

“Reunimos as lideranças de Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu, e as pacientes do grupo de tratamento oncológico, em um momento inédito para muitas delas, incentivando a troca de experiências. Além do acesso a espaços que elas nunca tinham visitado antes, fortalecemos a importância da preservação ambiental e a gestão de um de nossos bens mais preciosos, a água”, comentou a coordenadora que também atua nos municípios de Japeri e Queimados.

O evento contou com a participação do biólogo Mário Moscatelli que, há 33 anos, desenvolve um trabalho de recuperação e preservação do ecossistema no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas e, há um ano, conta também com o apoio da Águas do Rio.

Compartilhar:

Veja Também

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.