Notícia
Evento no PPG valorizou a potência da culinária oriunda da comunidade e também ofereceu música e diversidade cultural
Comida boa, samba no pé e alegria garantida. Assim foi a primeira edição da Feira Gastronômica Raízes & Sabores, que animou o fim de semana dos dias 4 e 5 de outubro nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, o famoso PPG, que fica entre Copacabana e Ipanema, na Zona Sul carioca. Segundo a organização, o encontro movimentou cerca de R$ 200 mil e recebeu cerca de 3 mil pessoas, entre moradores, turistas e visitantes.

A Águas do Rio, empresa do grupo Aegea, marcou presença com pontos de hidratação que garantiram água gelada para todos os visitantes e participantes. Ao todo, foram distribuídos cerca de 550 litros durante os dois dias.
De acordo com os organizadores, o objetivo era valorizar a culinária oriunda das favelas, oferecer visibilidade e contribuir para a geração de renda. Vinte empreendedores locais foram convidados para expor suas criações. Além de poder conferir as apresentações de artistas da comunidade, o público teve a chance de experimentar uma variedade de pratos típicos de vários cantos do Brasil, o que, para muitos, representa a união entre sabor, história e identidade de um povo que transforma desafios em oportunidades.
Segundo Sávio Firmino, vice-presidente da associação de moradores e organizador da feira, a proposta foi criar um espaço de encontro que celebre a cultura, a identidade e a força do PPG, convidando as pessoas a viverem essa experiência. Ele ainda agradeceu a presença e o apoio da concessionária:
“O fornecimento de água potável para o público foi importante para o sucesso do evento. Mostra a colaboração e o compromisso com a nossa comunidade, fortalecendo ações que promovem saúde, sustentabilidade e integração social.”
Transformação social por meio do empreendedorismo

Cria do PPG, Sheila Rodrigues conta que não pensou duas vezes em participar da feira quando o convite chegou. Para a empreendedora de 48 anos, esta foi uma ótima oportunidade para divulgar a sua marca, a Bênção de Morango com Chocolate, e também fazer uma renda extra. Ela conta que encontrou no empreendedorismo gastronômico a chance de mudar de vida.
“Eventos como esse são ótimos para quem busca ganhar visibilidade. Recebemos muitos turistas e visitantes, que vieram conhecer o que tem de melhor na culinária da comunidade. E, de quebra, ainda puderam se hidratar”, contou.
Para Josiane Pereira dos Santos, gerente executiva de Operações da Águas do Rio, histórias como a da Sheila são motivo de inspiração e reforçam a importância de apoiar ações como essa:
“Buscamos levar respeito e qualidade de vida a quem mora nessas áreas, oferecendo serviços essenciais que impactam e transformam a realidade. Apoiar eventos que impulsionam o empreendedorismo local reforça o nosso compromisso de gerar prosperidade compartilhada nas comunidades onde estamos presentes.”
