Notícia

Ver notícia

Objetivo da ação é promover educação ambiental por meio de palestras e atividades lúdicas para alunos da rede municipal

 

Nesta quinta-feira (11), a Águas do Rio iniciou o programa de educação ambiental chamado “Saúde Nota 10” em Magé, na Baixada Fluminense. Lançado na Escola Municipal Geralda Izaura Ferreira Telles, em Piabetá, representantes da concessionária realizaram palestras ao longo do dia para 225 alunos da rede pública. Além disso, atividades interativas foram realizadas entre os estudantes sobre os assuntos debatidos durante a apresentação.

“Foi bem importante ter a ação da Águas do Rio aqui porque os estudantes participaram e gostaram muito do que foi feito. É sempre muito bom contar com iniciativas como esta, que reforçam bons hábitos para nossos alunos. Na escola, a gente busca que eles economizem água porque assim tudo funciona de forma sustentável. É através do exemplo e de pequenos gestos que se aprende também”, comentou Simone Cardoso, especialista da Escola Municipal Geralda Izaura Ferreira Telles.

De acordo com as crianças do sexto ano, o aprendizado está na ponta da língua. “Eu achei muito importante a palestra porque ensinou muitas coisas, como fazer o melhor pelo nosso meio ambiente e cuidar da nossa saúde, por exemplo. Aprendemos muito!”, disse a aluna Ingrid dos Santos, de 12 anos. “Eu já até faço o uso consciente da água porque não deixo a torneira aberta enquanto escovo os dentes”, finalizou o estudante Pedro Henrique, de 11 anos. 

Por meio do programa “Saúde Nota 10”, tanto os professores quanto os alunos das escolas municipais participam de atividades que levam ao aprofundamento dos conhecimentos em cidadania, meio ambiente e saneamento básico.

“Esse projeto tem o intuito de despertar a consciência, dentro do ambiente escolar, para a importância do uso racional da água na conservação do meio ambiente, saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Levar esse propósito para as futuras gerações é o que nos move, a fim de que esses aprendizados sejam repassados pelas crianças, para suas famílias, e se tornem bons hábitos”, ressaltou Marley de Lima, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas do Rio, com atuação na Baixada Fluminense.

SAÚDE NOTA 10

O projeto Saúde Nota 10, implementado pela Águas do Rio em toda sua área de atuação, irá oferecer atividades para mais de 140 mil estudantes de escolas públicas, conscientizando e mobilizando quanto a questões ambientais, tendo como pano de fundo o saneamento básico.

A iniciativa proporciona aos professores e alunos a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento, temas que são transversais a diversas disciplinas. As atividades acontecem por meio de módulos contendo práticas adaptadas a cada faixa etária, uso de recursos tecnológicos e audiovisuais, bem como experiências in loco em que os alunos serão incentivados a pensar em soluções para sua escola e seu bairro no que tange ao uso da água, ao tratamento do esgoto e à destinação de resíduos. Todas essas iniciativas contribuem para melhorar a perspectiva de um futuro mais sustentável, reduzindo as diferenças sociais e garantindo a saúde e a qualidade de vida das pessoas e do planeta.

Compartilhar:

Veja Também

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados