Notícia

Ver notícia

Baixada Fluminense recebeu o primeiro encontro do programa de relacionamento com a comunidade para estreitar laços entre os moradores e a concessionária de água e esgoto

 

A Águas do Rio reuniu hoje, dia 9/10, mais de 70 líderes comunitários de Nova Iguaçu para o lançamento do Programa Afluentes. O encontro, que deu o pontapé inicial nos eventos sociais da empresa aconteceu na quadra da Universidade Iguaçu (UNIG) e contou entre outras com as presenças de presidentes de associações de moradores, do diretor superintendente da concessionária, Luiz Fabbriani; do diretor executivo Vitor Hugo Gabrielce do gerente de Responsabilidade Social, Willian Carvalho.

Mais de 70 líderes comunitários de Nova Iguaçu conheceram o programa Afluentes em apresentação na UNIG

Mais de 70 líderes comunitários de Nova Iguaçu conheceram o programa Afluentes em apresentação na UNIG

O programa Afluentes foi idealizado pela Aegea, empresa líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, grupo do qual Águas do Rio faz parte. O objetivo é estabelecer um canal direto de comunicação com as comunidades.  Por meio do relacionamento com as lideranças das regiões, a Águas do Rio se aproxima dos moradores, conhece suas necessidades, ouve sugestões e opiniões e agiliza os serviços prestados.

Após a assinatura do contrato em 11 de agosto, a empresa vive o período de transição, chamado de operação assistida, acompanhando de perto o trabalho da Cedae.

Luiz Fabbriani apresentou os compromissos assumidos para serem desenvolvidos ao longo da concessão e afirmou que a Águas do Rio vai investir em obras de água e esgoto nas comunidades e na ampliação da tarifa social para que todos tenham acesso a esses serviços essenciais para a saúde e dignidade dos cidadãos. “Sabemos que a Baixada sofre há décadas com o fornecimento intermitente de água e que em alguns lugares o abastecimento não existe. Isso vai acabar. Além de água na torneira e esgoto coletado e tratado, todos terão atendimento fácil e eficiente, com vários canais de comunicação disponíveis, entre eles o Afluentes. A Águas do Rio vai desenvolver um trabalho de qualidade, acessível, transparente, com foco na dignidade e bem-estar da população”, destaca.

A coordenadora de Responsabilidade Social na Baixada Fluminense, Luciana Muniz, ressaltou que o diferencial do programa é a troca e aproximação entre as equipes e os moradores. “Durante o mapeamento dos territórios, encontramos pessoas e histórias que precisam ser mudadas, através do saneamento básico. São essas pessoas que geram influência na área, multiplicam informações e favorecem a execução do nosso trabalho diariamente. Juntos, nós vamos transformar a vida de várias gerações”, disse.

Muitos se mostraram emocionados durante o encontro. “Saio daqui com a esperança de dias melhores. A Águas do Rio já chegou fazendo a diferença, pois já empregou pessoas da nossa região e começa suas atividades abrindo um canal de diálogo para nos ouvir e ajudar. Tenho certeza que problemas antigos agora vão ser resolvidos como o reservatório desativado que existe aqui e se transformou num problema de segurança”, afirmou Jupira Brasiliano, presidente da Associação de Moradores Jardim Nova Era, que há 12 anos luta pelo saneamento básico na cidade.

O líder comunitário de Austin, Luiz Freitas, popularmente conhecido como Tiquinho, contou que espera há mais de 25 anos pela água no local. “Falta tudo em Austin. Precisamos de abastecimento, reparo nas redes e coleta e tratamento de esgoto. A Águas do Rio está trazendo um programa que ninguém fez por nós em todo esse tempo. Espero acompanhar as melhorias e que sejam rápidas”, concluiu.

O programa Afluentes será levado para todas as 27 cidades atendidas pela Águas do Rio. A previsão é que na Baixada Fluminense, o próximo evento seja realizado em Mesquita, ainda este mês.

Nos próximos cinco anos, a Águas do Rio vai investir em torno de 3,2 milhões na Baixada Fluminense para a melhoria no fornecimento e água, a implantação do sistema de esgoto e para a melhoria da qualidade de vida da população.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.