Notícia

Ver notícia

Exposição marca a reabertura do Espaço Convivência Sustentável na Lagoa

 

Quem frequenta a Lagoa pode, a partir de hoje (25/02), visitar a exposição “Lagoa Vive” que conta, de forma lúdica e interativa, o trabalho de recuperação ambiental do mangue que deu vida nova a um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. A exposição está instalada no Espaço Convivência Sustentável (ECoS), da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente, que também traz a mostra “Mar de Lixo: Não surfe nessa onda!”, produzida pelo AquaRio.

Anselmo afirma que proteger a biodiversidade é atuar alinhado aos princípios de ESG que norteiam a gestão da empresa

Anselmo afirma que proteger a biodiversidade é atuar alinhado aos princípios de ESG que norteiam a gestão da empresa

Para o diretor institucional da Águas do Rio, Anselmo Leal, a Lagoa Rodrigo de Freitas é um importante ecossistema, patrimônio dos fluminenses, e deve ser cuidado e preservado por todos. “Nosso trabalho contribuiu com a manutenção e ampliação dessa biodiversidade, não somente com a operação eficiente do sistema de esgotamento sanitário da região, mas também com apoio ao projeto Manguezal da Lagoa”, declara.

Localizado ao lado do Parque dos Patins, o espaço conta com um jardim sensorial e comestível de Plantas Alimentícias Não Convencionais, com variedade de espécies, e estrutura que estimula a percepção da importância da regeneração de espaços urbanos com o plantio de hortas.

 

O empreendimento também tem o ecoponto, local de entrega voluntária de recicláveis, e painéis fotovoltaicos que geram energia limpa.

Além de autoridades governamentais, o evento teve a participação do biólogo Mário Moscatelli que, há 32 anos, desenvolve seu trabalho de recuperação e preservação do sistema lagunar carioca: “A educação é a única solução duradoura para o resgate da imensa dívida que temos com os recursos naturais de nossa cidade. Os resultados do projeto Manguezal da Lagoa nas últimas três décadas, nos mostram que é possível esse resgate, principalmente quando há o engajamento de uma grande empresa que tem por objetivo a eficiente gestão dos recursos hídricos, como a Águas do Rio.

O ECoS 

O objetivo do ECoS é oferecer bem-estar, lazer e estimular a educação ambiental por meio de atividades sustentáveis. Além da programação desenvolvida pela concessionária Águas do Rio e pelo AquaRio, o espaço conta, ainda, com um viveiro de caranguejos da espécie Cardisoma Guanhumi latreille, que habita o mangue da lagoa. Já o tradicional Manguezário – Viveiro de mudas – oferece as espécies Rhizophona Mangle (mangue vermelho), Avicennia Schaueriana (mangue negro) e Laguncularia Racemosa (mangue branco). “A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos bens mais preciosos da cidade do Rio de Janeiro, um grande patrimônio natural. A Secretaria e o Inea estarão sempre empenhados na preservação deste grande cartão postal”, afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

As Exposições 

Águas do Rio apresenta: “Lagoa Vive” 

A história de dedicação à recuperação do meio ambiente na lagoa é contada na exposição assinada pela Águas do Rio. De forma lúdica, a atração fala sobre a importância do mangue e da preservação do ecossistema no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas, trabalho realizado pelo projeto Manguezal da Lagoa que, desde 2021, também conta com o apoio da concessionária.

AquaRio apresenta: “Mar de Lixo: Não surfe nessa onda!” 

O objetivo da exposição é causar um misto de impacto negativo e positivo em todos que por ela passam, além de provocar confusão entre “o que estou fazendo” e “o que posso fazer” em relação à natureza. A atração traz imagens feitas durante um mutirão de limpeza e plantio na Lagoa Rodrigo de Freitas em comemoração ao quinto aniversário do AquaRio.

Além disso, o local conta com a escultura Baleia Dona Itália, homenagem à baleia cachalote grávida, encontrada morta na Itália com 22 kg de plástico no estômago. A obra de arte é produzida por André Rongo, da ONG Rongo, e cedida por meio de contrato com a Reciclotron, parceiros que darão apoio ao mutirão.

 

 

Horário de funcionamento do ECoS: 

Exposição ECoS Lagoa – Terça a domingo das 10h às 16h

Ecoponto – Todos os dias das 09h às 16h

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.