Notícia

Ver notícia

Unidade tem capacidade para tratar 7,5 litros de esgoto por segundo, beneficiando cerca de quatro mil moradores de Queimados

 

A Águas do Rio inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro São Jorge, em Queimados, nesta quarta-feira (23/11). Após passar por obras de revitalização, a unidade está pronta para operar em sua capacidade total, tratando 7,4 litros de esgoto por segundo e beneficiando mais de quatro mil pessoas.

Durante a inauguração, que contou com a participação do prefeito Glauco Kaizer, os diretores da Águas do Rio na Baixada Fluminense apresentaram também o balanço das ações desenvolvidas pela concessionária durante o primeiro ano de operação.

Felipe Esteves, diretor executivo da Águas do Rio na Baixada Fluminense, ressaltou que as intervenções realizadas em Queimados demonstram a preocupação da concessionária com o bem-estar da população.

“Somos sensíveis à necessidade da população que historicamente sofreu com a falta de abastecimento de água. Por isso, iniciamos nossas atividades antes mesmo da finalização do Plano Diretor, que vai traçar o planejamento das ações, as estratégias e investimentos para o município. Iniciamos nossa operação há 1 ano e, desde o primeiro dia, as equipes atuam na revitalização do sistema existente e ampliação do serviço na cidade”, explicou Esteves.

Ao longo do primeiro ano de operação, a Águas do Rio realizou quase 13 km de obras na cidade e mais de 159 mil moradores foram beneficiados com água de qualidade nas torneiras de casa. A empresa revitalizou e operacionalizou a ação do sistema de bombeamento (booster Austin/Queimados). Com esta intervenção, foi possível ativar o Reservatório de Austin, ampliando a oferta de água em 500 l/s para a cidade de Queimados, beneficiando cerca de 67 mil moradores.

– Nosso trabalho vai muito além de levar água para a população porque entendemos que saneamento tem tudo a ver com dignidade. Além do que já realizamos, temos previstas obras no bairro Granja Rosalina, que vai beneficiar cerca de 6,5 mil pessoas e a revitalização e ativação dos reservatórios Camburi e Queimados, que vão ampliar o abastecimento para a cidade’, anunciou Luiz Fabbriani, diretor-superintendente da concessionária, que atua na Baixada Fluminense.

Glauco Kaizer, prefeito de Queimados, agradeceu a parceria com as Águas do Rio, ressaltando que levar saneamento básico para a população é um compromisso.

“Nós sabemos do desafio que é levar o saneamento básico para a população, mas reconhecemos que a empresa está trabalhando duro para garantir a universalização do acesso à água e esgoto tratado nos próximos 5 anos. Nosso sonho é permitir que esta realidade aconteça na nossa cidade, valorizando o município e levando saúde para os moradores”, finalizou.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.