Notícia

Ver notícia

Concessionária instala conjunto de bombas capazes de atuarem mesmo com o nível do rio elevado

 

Com foco em garantir a captação de água bruta no município de Cambuci, mesmo em dias que o rio Paraíba do Sul esteja com o nível elevado, a Águas do Rio instalou um “Skid”, um conjunto de bombas que são capazes de manter o bombeamento de água da captação ainda que ocorram obstruções. O equipamento também permite que o funcionamento seja mantido quando há interrupção de energia elétrica, e é necessário para que a concessionária opere no Noroeste do estado, especialmente, no verão, período do ano em que as fortes chuvas causam falta de energia e impactam no fornecimento de água para a população.

Segundo o gerente operacional e comercial, Malcom Bispo, esta intervenção vai trazer mais segurança operacional e permitir que não haja mais problemas com abastecimento, por causa das chuvas persistentes.

“Identificamos a necessidade do “Skid”, após os transbordamentos do rio que causaram obstruções na captação e acabaram impactando o fornecimento local. A captação fica submersa e não há como acessá-la com o nível do rio elevado e a correnteza. Agora não teremos mais essa situação”, ressaltou.

O conjunto de bombas é normalmente formado por um motor à combustão acoplado a um bombeador, que consegue mandar até 45 l/s, numa altura de 40 mca (metro por coluna d’água, a altura atingida pela água). De acordo com o supervisor de eletromecânica, Roberto Antunes, isso é suficiente para não interromper a distribuição de água no município.

“Quando acontece de obstruir a entrada de água bruta, a vazão diminui e assim a produção não dá conta de abastecer o município de Cambuci. Com esta intervenção, não teremos mais este tipo de problema”, explicou.

Compartilhar:

Veja Também

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.