Notícia

Ver notícia

Iniciativa conta com o uso de inteligência artificial na gestão da água

 

É na cidade de São Francisco de Itabapoana, na Região Norte do estado do Rio de Janeiro, que milhares de turistas ‘batem o ponto’ para aproveitar as praias no verão. O aumento da população, e consequentemente do consumo de água, exige um plano especial para a temporada mais quente do ano.

A Águas do Rio, em parceria com a prefeitura municipal, acaba de instalar na cidade sensores para saber quantas pessoas entram e saem do município e assim projetar uma estimativa da população.

Os contadores de veículos funcionam por meio de câmeras interligadas a um software, que utiliza inteligência artificial para calcular o número de pessoas a partir do tamanho do veículo. O programa registra a diferença entre a entrada e saída dos veículos e projeta uma estimativa. O objetivo é acompanhar a variação da população flutuante, possibilitando, em médio prazo, melhorar a estratégia de abastecimento nos períodos de maior consumo de água.

Tecnologia e inovação no Centro de Operações Integradas da Águas do Rio

Tecnologia e inovação no Centro de Operações Integradas da Águas do Rio

As informações geradas pelo dispositivo são transferidas para o Centro de Operações Integradas (COI), na sede da Águas do Rio, na capital fluminense. No COI é possível monitorar e operar, em tempo real, 24 horas por dia, os sistemas de água e esgoto das 27 cidades da área de concessão da concessionária. “Tecnologia e inovação norteiam o planejamento da Águas do Rio para todos os municípios onde atuamo. Ter o suporte do contador em São Francisco de Itabapoana será muito importante em virtude do município ser um dos principais destinos turísticos da região. Será um somatório de ações realizadas na cidade para que tenhamos os sistemas de abastecimento em operação com mais assertividade”, reforça José Carlos Almeida, diretor-executivo da Águas do Rio no interior do estado.

A instalação dos equipamentos foi acompanhada pelo vice-prefeito de São Francisco, Raliston Souza, e pela chefe de Gabinete, Francilea Azeredo. “Apesar de não ser um serviço de responsabilidade da prefeitura, eu e a prefeita Francimara Barbosa Lemos seguimos observando de perto as ações da empresa e fazendo parcerias como essa, em que autorizamos a instalação do material no portal”, afirmou Raliston.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos