Notícia

Ver notícia

O equipamento, localizado por detector de metais, estava quebrado e coberto por asfalto há uma década 

 

Cerca de 2 mil moradores do bairro Santos Dumont, em Nilópolis, hoje têm mais água na torneira. Equipes da concessionária Águas do Rio localizaram um registro que estava quebrado e perdido há mais de 10 anos. O equipamento, que estava coberto por camadas de asfalto na rua Vicente Celestino, foi encontrado por detectores de metais e agora funciona 24 horas. A descoberta da peça faz parte de um plano de estudo geográfico da concessionária na Baixada Fluminense, com o objetivo de melhorar o abastecimento da Baixada Fluminense.

De acordo com o coordenador operacional da concessionária em Nilópolis, Aislan Miossi, o registro quebrado era um dos motivos para a baixa pressão na rede da região.

“Nós analisamos os cadastros e mapas do sistema de distribuição de água existentes e, baseados em nossa experiência, realizamos sondagens com detectores de metal.  O registro foi localizado e estava há cerca de 60 cm de profundidade, com a comporta quebrada, o que obstruía a passagem da água, prejudicando de forma crítica o fornecimento”, relata Aislan.

A equipe operacional da Águas do Rio realizou os reparos e a desobstrução do registro, que passou a operar 24 horas por dia e agora faz parte do cadastro georreferenciado que a empresa está elaborando. O diretor executivo na Baixada, Vitor Hugo Gabriel, acrescenta que outros estudos estão sendo realizados para melhorar o abastecimento no bairro Santos Dumont.

Rafael está feliz com a água tratada e a economia de energia

Rafael está feliz com a água tratada e a economia de energia

“A descoberta desse registro e a liberação do fluxo na água na rede foi muito importante. Aproveitamos para iniciar a setorização desse trecho, ou seja, mapear a área de influência desse registro e acompanhar a vazão e os níveis de pressão que chegam aos imóveis. Dessa forma podemos identificar e corrigir alterações como perdas de água no sistema.  Vamos continuar promovendo melhorias como esta, que resultam em avanços no saneamento básico e na qualidade de vida dos cidadãos da Baixada Fluminense”, afirma Vitor Hugo.

A missão de promover vidas mais dignas e saudáveis com o acesso à água potável tem sido percebida pelos moradores da região. Desde que o fornecimento foi regularizado, Rafael Salgado parou de usar a bomba na sua residência.

“Antes eu precisava comprar água e ligar a bomba. Não imaginávamos que esse serviço poderia mudar a nossa rotina de uma maneira tão positiva. Agradeço à empresa pelo rápido retorno”, elogiou Rafael.

 

 

 

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.