Notícia

Ver notícia

O objetivo é que eles façam parte do projeto social Afluentes

 

Equipes da concessionária Águas do Rio visitaram, nesta segunda-feira (9/10), o Morro da Providência, no bairro Gamboa, para uma reunião com lideranças comunitárias. O encontro, promovido pelo setor de Responsabilidade Social da empresa, teve o objetivo de captar pessoas com perfil de governança para integrar o Programa Afluentes, que após lançado, será um canal de comunicação direto da empresa com os moradores para conhecer suas necessidades, ouvir sugestões e saber sobre os serviços prestados.

Equipe da área Social com lideranças da Providência

Equipe da área Social com lideranças da Providência

A equipe explicou algumas das ações acordadas no plano de concessão, os projetos sociais que vão caminhar em conjunto com as benfeitorias para garantir abastecimento de água, como a ampliação da tarifa social, e ouviu o relato dos moradores sobre os principais problemas enfrentados na região.

O líder comunitário Paulo Luiz de Andrade, o Paulinho da Providência, considerou a reunião esclarecedora.  Segundo ele, a comunidade sofre com problemas de falta de água desde sua criação e, devido à baixa pressão, é preciso fazer manobras para abastecer cada dia um lado do morro.

“É muito difícil sermos ouvidos e mesmo com muita chuva vocês vieram conversar com a gente. Falamos de inclusão social com empregos, de obras que vão trazer água e esgoto tratado para cada casa com uma tarifa social que caiba dentro do orçamento familiar. Vocês estão ouvindo as necessidades dos mais vulneráveis e este trabalho só dará certo com diálogo e entendimento entre ambos. Isso é pensar no futuro”, disse Paulinho da Providência.

O estudante de arquitetura Fernando Pereira viveu toda sua vida na Providência e há três anos criou o Coletivo Arquitetos da Favela, dando assistência técnica e orientações sobre obras para que moradores tenha habitações dignas.  Para ele, a Águas do Rio deu o primeiro passo de uma boa caminhada.

“Cada favela tem sua realidade e precisa ser vista de forma individualizada. Tem que chegar como vocês estão fazendo e conversar com transparência. Tenho certeza de que teremos grandes avanços”, falou Fernando Pereira.

A equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio tem feito visitas diárias em comunidades do Rio para capitar lideranças com perfil para integrar o programa ‘Afluentes’, que funcionará como um atendimento personalizado e prioritário para as lideranças comunitárias na identificação e solução de problemas.

Compartilhar:

Veja Também

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.