Notícia
O objetivo é que eles façam parte do projeto social Afluentes
Equipes da concessionária Águas do Rio visitaram, nesta segunda-feira (9/10), o Morro da Providência, no bairro Gamboa, para uma reunião com lideranças comunitárias. O encontro, promovido pelo setor de Responsabilidade Social da empresa, teve o objetivo de captar pessoas com perfil de governança para integrar o Programa Afluentes, que após lançado, será um canal de comunicação direto da empresa com os moradores para conhecer suas necessidades, ouvir sugestões e saber sobre os serviços prestados.
A equipe explicou algumas das ações acordadas no plano de concessão, os projetos sociais que vão caminhar em conjunto com as benfeitorias para garantir abastecimento de água, como a ampliação da tarifa social, e ouviu o relato dos moradores sobre os principais problemas enfrentados na região.
O líder comunitário Paulo Luiz de Andrade, o Paulinho da Providência, considerou a reunião esclarecedora. Segundo ele, a comunidade sofre com problemas de falta de água desde sua criação e, devido à baixa pressão, é preciso fazer manobras para abastecer cada dia um lado do morro.
“É muito difícil sermos ouvidos e mesmo com muita chuva vocês vieram conversar com a gente. Falamos de inclusão social com empregos, de obras que vão trazer água e esgoto tratado para cada casa com uma tarifa social que caiba dentro do orçamento familiar. Vocês estão ouvindo as necessidades dos mais vulneráveis e este trabalho só dará certo com diálogo e entendimento entre ambos. Isso é pensar no futuro”, disse Paulinho da Providência.
O estudante de arquitetura Fernando Pereira viveu toda sua vida na Providência e há três anos criou o Coletivo Arquitetos da Favela, dando assistência técnica e orientações sobre obras para que moradores tenha habitações dignas. Para ele, a Águas do Rio deu o primeiro passo de uma boa caminhada.
“Cada favela tem sua realidade e precisa ser vista de forma individualizada. Tem que chegar como vocês estão fazendo e conversar com transparência. Tenho certeza de que teremos grandes avanços”, falou Fernando Pereira.
A equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio tem feito visitas diárias em comunidades do Rio para capitar lideranças com perfil para integrar o programa ‘Afluentes’, que funcionará como um atendimento personalizado e prioritário para as lideranças comunitárias na identificação e solução de problemas.