Notícia

Ver notícia

Mais de 2,5 mil pessoas da Candelária, no Complexo da Mangueira, passarão a receber água tratada em casa 

 

  

Banho com pote, água fervida para cozinhar e dores nas costas causadas pelo sobe e desce com baldes cheios. Essa era a realidade de Egilda Souza da Silva, moradora do Complexo da Mangueira, Zona Norte do Rio, há 50 anos. Tonéis e caixas eram usados para armazenar a água que a senhora, de 73 anos, pegava dos vizinhos. Hoje, a realidade é outra. Desde a última semana, a moradora recebe água tratada todos os dias. 

Egilda, “Toda vez que vejo a pressão da água, dou um sorriso”

Esse é um dos resultados positivos do programa ‘Vem Com a Gente’ (VCG), da Águas do Rio, que expandiu mais de um quilômetro de rede de água na região da Candelária, no Complexo da Mangueira, possibilitando que cerca de 2,5 mil moradores tenham acesso à água de qualidade. Além disso, equipes da concessionária, por meio do atendimento itinerante, já cadastraram mais de 510 famílias na tarifa social, benefício exclusivo para quem está inserido no Cadastro Único com algum auxílio social ou ateste condição de pobreza. 

Eu tinha que buscar água longe. Carregava baldes cheios lá de baixo até aqui em cima. Eu não tinha água em casa, então era o jeito. Agora, depois de tanto tempo morando aqui, vou ter água na minha casa. Toda vez que abro a torneira e vejo a pressão da água, dou um sorriso. Vou pagar a tarifa social com orgulho”, contou, comemorando, dona Egilda. 

Clayton, “trabalhar pela minha comunidade é gratificante”

Para ser inserido no benefício, quem se enquadra nas condições da tarifa social precisa apresentar os documentos de identidade e CPF e autorizar a instalação do hidrômetro. A partir disso, será cobrado R$ 20,26 mensais para a água, permitindo o consumo de um produto confiável para a saúde e bem-estar.  

 “É uma sensação muito boa ver a região recebendo água. É o nosso trabalho dando certo e trazendo dignidade para os moradores. O carinho que a equipe recebe em troca é muito gratificando. Traz animo”, comemorou Clayton Guilherme da Silva, morador do Complexo da Mangueira e Líder de extensão de rede do ‘VCG’. 

 

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.