Notícia

Ver notícia

Representantes do comércio e da indústria conheceram as metas e os investimentos da nova concessionária de água e esgoto

 

Prefeitura de São Gonçalo e Águas do Rio promoveram hoje, 20/10, no Teatro Municipal George Savalla Gomes, um encontro com os principais representantes dos setores do comércio e da indústria da cidade. O evento, conduzido pelo prefeito Capitão Nelson, teve como objetivo apresentar a nova concessionária de água e esgoto que vai atuar em São Gonçalo a partir de 1º de novembro.

O encontro contou com as presenças dos secretários municipais de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas e do Desenvolvimento Econômico, Marcio Picanço, que iniciou a apresentação enfatizando a importância do saneamento básico para o desenvolvimento da cidade.

“O desenvolvimento passa, necessariamente, pelo saneamento básico. Desde o início do governo, estamos trabalhando em várias frentes para oferecer o melhor ambiente possível para quem investe na cidade e a chegada da Águas do Rio será determinante para construir uma São Gonçalo mais forte economicamente”, diz Marcio.

O diretor superintendente da Águas do Rio, Sérgio Braga, e o diretor executivo, Rafael Fendrich, que vão atuar na regional Leste da companhia, divulgaram os investimentos previstos para a melhoria e ampliação dos sistemas de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto: em torno de R$ 776 milhões nos primeiros cinco anos, dos mais de R$ 3,5 bilhões no tempo total da concessão.

“Eu já conhecia o trabalho da Aegea, grupo que Águas do Rio pertence, porque tenho uma casa na Região dos Lagos e o serviço de saneamento melhorou 100% com a chegada da empresa na região. Antes, estava desmotivado com São Gonçalo,  mas agora sei que as coisas vão mudar. Estou motivado como empresário em continuar desenvolvendo no município. Eu acredito no trabalho da Águas do Rio e vocês chegaram na hora certa”, afirmou José Roberto Souza Araújo,  empresário de São Gonçalo.

Os investimentos também vão garantir a realização dos programas sociais da empresa, Afluentes e Vem Com a Gente. O primeiro voltado para o relacionamento com as lideranças comunitárias e o segundo para o atendimento itinerante. Ambos com atuação nas e localidades de baixa renda, para promover a implantação dos serviços de água e esgoto, a inclusão na tarifa social, geração de emprego e renda, agilidade e eficiência no atendimento.

“Regularizar o abastecimento de água para população está entre as primeiras diretrizes da nossa gestão. O programa Vem com a Gente vai ser crucial para que consigamos alcançar um resultado rápido e eficiente. Cerca de 300 profissionais vão fazer parte deste programa para fazer cadastramento, prospecção de novos clientes, eliminação de vazamentos e fraudes, inclusão de usuários na tarifa social, extensão de redes de água e esgoto, entre outras ações para a regularização dos serviços e com foco em reduzir as perdas. Desta forma, possibilitará a disponibilização de água para abastecer outros locais que hoje sofrem com a falta d’água.”, afirmou Rafael Fendrich.

Sérgio Braga destacou que o compromisso da Águas do Rio na cidade vai além dos serviços de água e esgoto.

Autoridades municipais e diretores de Água do Rio: parceria para o desenvolvimento de São Gonçalo

Autoridades municipais e diretores de Água do Rio: parceria para o desenvolvimento de São Gonçalo

“Queremos levar saúde para a população, ajudar no desenvolvimento do município, gerar trabalho e renda para os moradores, promover a valorização imobiliária e contribuir para a preservação do meio ambiente. Além do Afluentes e do Vem com a Gente vamos implementar também o programa chamado Saúde Nota 10, que promove a educação ambiental junto às escolas municipais para a formação de gerações cada vez mais conscientes da importância da preservação da água e do meio ambiente”, ressaltou Sérgio.

Com a concessão dos serviços públicos de saneamento básico, representantes do governo estão otimistas com a economia que irá voltar a aquecer, favorecendo os setores do comércio e da indústria. A partir destes recursos, foi desenvolvido o Plano Estratégico Novos Rumos, apresentado durante o evento com o intuito de mostrar os investimentos que serão realizados no município nas áreas de infraestrutura e saúde.

“Estamos iniciando uma nova fase em nossa cidade, onde o trabalho integrado com a Águas do Rio farão a diferença. Temos um diagnóstico do que precisa ser feito, já temos parte dos recursos para projetos importantes que iremos tirar do papel e prosseguimos com nossas ações de captação de verba para novas intervenções. As ações da prefeitura de São Gonçalo, através principalmente das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e da concessionária serão realizadas em total sintonia e parceria, com planejamento e muito diálogo.  Tenho certeza de que iremos oferecer o melhor em saneamento básico em toda a cidade”, apontou o secretário Douglas Ruas.

O prefeito, Capitão Nelson, afirmou que a cidade já está vivenciando um momento único e que os moradores terão orgulho de ser gonçalense.

“Tenho absoluta convicção de que o gonçalense já começa a voltar a ter orgulho de sua cidade. Estamos vivendo um momento único, em que a dignidade e a qualidade de vida farão parte de cada família. Estamos trabalhando incessantemente para isso e, agora, com as parcerias firmadas com os governos estadual e federal, com os recursos do leilão da Cedae e com a chegada da Águas do Rio, poderemos transformar nossa São Gonçalo. Somente conseguimos avançar com união, muito trabalho e reconhecimento das ações que estamos desenvolvendo. O povo gonçalense volta a ter esperança em dias muito melhores”, finalizou Capitão Nelson.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.