Notícia

Ver notícia

Diretores da empresa também falaram sobre trabalho para despoluir águas do Flamengo, Botafogo e Paquetá

A Águas do Rio marcou presença no 1º Festival Praia Rio, evento onde foram debatidos temas como sustentabilidade, responsabilidade social, esportes, economia, entre outros. O objetivo do encontro, em Ipanema, Zona Sul da capital fluminense, era celebrar a praia como patrimônio dos cariocas. Na ocasião, diretores da concessionária também falaram sobre o trabalho realizado para tornar balneáveis praias que historicamente sofreram com a poluição, como as do Flamengo, Botafogo e Paquetá.

Uma das mesas de debate reuniu na Casa de Cultura Laura Alvim o diretor de Operações da Águas do Rio, Renan Mendonça; o diretor superintendente de Comunidades da companhia, Guilherme Campos; e os professores de surfe Matheus Ribeiro (da Escola do Boto) e Alexandre Pretão (da Favela Surf Clube).

“Estamos orgulhosos do trabalho que temos feito para tornar as praias do Rio mais limpas e seguras para todos. Em menos de dois anos de concessão, os resultados já são visíveis, com banhistas frequentando áreas que nunca tinham ido”, destacou Guilherme. 

Logo depois, Renan reafirmou o compromisso contínuo da companhia em estar à disposição para dialogar e colaborar com iniciativas que promovam a responsabilidade social e a sustentabilidade nas comunidades. “Acreditamos que nossa responsabilidade vai além da gestão da água. Estamos comprometidos em ser parte ativa na construção de um Rio de Janeiro melhor para todos”, pontuou Mendonça. 

Alexandre Pretão reforçou a importância do diálogo entre a comunidade e as empresas prestadoras de serviço: “Ouvir as vozes das favelas é essencial para que vocês possam atender às necessidades delas de maneira eficaz.”

Matheus, por sua vez, compartilhou suas perspectivas como um jovem que vive das praias do Rio de Janeiro: “Sei dos desafios que milhares de pessoas enfrentam em suas comunidades, onde as chances são limitadas. Sou grato por poder tirar meu sustento das águas”. 

Oportunidades por meio da capacitação

Durante a conversa, os representantes da empresa endossaram as palavras de Matheus e lembraram de ações promovidas pela Águas do Rio, como cursos de capacitação para moradores de comunidades com o intuito de gerar renda direta.

Eles também ressaltaram a importância da realização de um trabalho em conjunto para tornar o Rio de Janeiro mais sustentável e inclusivo. Hoje, das 8 mil pessoas que integram o seu quadro de funcionários, a Águas do Rio emprega 4,5 mil moradores de comunidades. 

O festival foi criado pelo produtor Raoul Notrica, é produzido pela Dellarte e aconteceu entre quinta-feira e domingo passados.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...