Notícia

Ver notícia

Intervenções vão beneficiar cerca de nove mil pessoas no Centro e K11

Com o objetivo de modernizar o sistema de tratamento de esgoto sanitário em Nova Iguaçu, a Águas do Rio deu início a duas frentes de trabalho na cidade da Baixada Fluminense. E o K11 é o primeiro bairro a receber as obras de extensão de rede e de implantação da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) na região. Cerca de nove mil pessoas do K11 e do Centro serão beneficiadas com essas intervenções.

“A estação elevatória será uma construção subterrânea. Terá um sistema moderno de monitoramento do fluxo e vazão do esgoto, que será acompanhado em tempo real pelas nossas equipes do Centro de Operações Integradas (COI)”, explicou Maicon Costa, gerente de Engenharia da concessionária.

Além da elevatória, serão instalados 14 km de rede de esgoto garantindo a eficiência operacional do sistema. As obras no K11 têm previsão de conclusão para o primeiro trimestre de 2025. 

Saiba um pouco mais sobre o sistema

O esgoto é composto por toda a água que passa pelos encanamentos de imóveis após atividades domésticas, comerciais e industriais. Ou seja, é todo o material que a população produz utilizando água e que é despejada em pias, vasos sanitários, chuveiro e ralos.

O tratamento do esgoto é importante para a preservação do meio ambiente, pois os resíduos encontrados podem contaminar rios, lagos, represas e mares. Além disso, o saneamento básico reduz a incidência de doenças causadas por veiculação hídrica, como cólera e leptospirose, além de ter impacto na valorização imobiliária.

Tecnologia aliada ao tratamento e coleta

Uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE) é uma instalação que tem papel importante nos locais com desnível de solo, porque transfere o esgoto de um ponto mais baixo para outro mais elevado, onde ocorre o tratamento de forma adequada. O esgoto destes pontos da cidade será tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sarapuí.

Compartilhar:

Veja Também

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.