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Durante a paralisação do Sistema Imunana-Laranjal, feita pela Cedae, concessionária promoveu força-tarefa na região de São Gonçalo

Melhorar o abastecimento de São Gonçalo, Itaboraí e dos distritos de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá. Foi com esse objetivo que a Águas do Rio aproveitou a interrupção do fornecimento de água do Sistema Imunana-Laranjal, feita nesta quinta-feira (31/10) pela Cedae para manutenção anual, para realizar 16 obras nas redes de água da região, beneficiando cerca de 705 mil moradores.

Ao longo do dia de suspensão do fornecimento, além de modernizar sistemas elétricos e unidades de bombeamento, as equipes da concessionária instalaram válvulas que controlam o fluxo de água automaticamente e macromedidores que medem o volume que passa por grandes tubulações. Com os equipamentos instalados será possível reduzir os casos de rompimentos e vazamentos nas tubulações, diminuindo o desperdício de água tratada.

“Se temos menos vazamentos nas redes e maior controle desse recurso, temos, por consequência, mais água dentro do sistema chegando às torneiras da população não apenas hoje, mas também no futuro”, explicou o gerente executivo da Águas do Rio, Diogo Freitas.

Ainda de acordo com o representante da empresa, diversos estudos foram realizados ao longo do ano para definir os locais em que havia necessidade de instalar esses equipamentos. Como as obras eram complexas, era necessário um período longo com as tubulações sem água. Por isso, a concessionária optou por realizá-las na paralisação da Cedae, evitando que o serviço fosse realizado em outra época do ano e causasse mais transtornos para a população.

Em São Gonçalo, os trabalhos ocorreram em redes que percorrem os bairros de Neves, Barro Vermelho, Rocha, Nova Cidade e Vila Lage. Enquanto o sistema ficou parado e durante o retorno do abastecimento, a concessionária está priorizando o uso de caminhões-pipa para abastecer unidades de saúde, creches e escolas, até a total regularização.

Retorno gradativo do abastecimento

A retomada gradual do Imunana-Laranjal começou às 17h12 desta sexta-feira (1/11). Após restabelecimento da produção integral (100%), a distribuição de água tratada nas três cidades por ele abastecidas, e na Ilha de Paquetá, que fica no município do Rio de Janeiro, será normalizada em 72 horas. Contudo, poderá levar mais tempo em áreas mais elevadas, nas pontas das redes de distribuição e nos locais onde forem detectadas ocorrências, como vazamentos. Neste sentido, a empresa orienta que os clientes utilizem água somente para as atividades essenciais até o restabelecimento do abastecimento.

Programa de Melhoria do Abastecimento

As 16 obras realizadas nesta quinta-feira fazem parte do Programa de Melhoria do Abastecimento da Águas do Rio. O objetivo é gerir melhor o sistema de fornecimento de água para levá-la a locais com problemas históricos de desabastecimento. Até o final do ano, a concessionária vai instalar 266 válvulas inteligentes. Esses equipamentos, operados a distância, separam as tubulações em trechos menores, além de monitorar e ajustar automaticamente o fluxo de água conforme a necessidade de cada região.

A empresa segue à disposição por meio do 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

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