Notícia

Ver notícia

 Colaboradores da concessionária recebem título de cidadão em reconhecimento ao trabalho realizado em Miracema

 

Reservatório em Cambuci, que abastece mais de 15 mil pessoas, passa por revitalização

A Águas do Rio acaba de completar um importante ciclo: seis meses de operação no Noroeste Fluminense, construindo um marco na história do saneamento básico da região, com intervenções técnicas no sistema de abastecimento que proporcionaram mais oferta de água para as cidades de Aperibé, Cambuci, Itaocara e Miracema. As melhorias passaram pela recuperação de sistemas de captação de água, investimentos em equipamentos de automação, além do aumento de segurança operacional.

Em Miracema, por exemplo, a estação de tratamento de água foi reforçada com a instalação de um gerador para garantir a prestação do serviço, mesmo em casos de interrupção do fornecimento de energia elétrica. Outra medida adotada para garantir o funcionamento das unidades de abastecimento foi a automatização para monitorar, em tempo real, 24 horas por dia, os reservatórios dos bairros Vila José de Carvalho e Morro do Cruzeiro. O procedimento também foi feito em três estações de bombeamento que fazem a distribuição de água tratada para o distrito de Paraíso do Tobias e para os bairros Morro do Demétrio, Vista Alegre e Morro do Orçai, onde também houve a troca de antigos equipamentos, que resultou em mais pressão na rede de distribuição. Cerca de 30 mil pessoas foram beneficiadas com as melhorias.

Instalação de bomba reserva na captação água bruta em Miracema

“Assumimos a operação com uma estrutura muito fragilizada. Desde então, substituímos duas bombas do sistema de captação de água bruta e aumentamos a produção na estação de tratamento de água de 95 para 105 litros de água tratada por segundo. Temos um plano que prevê a aquisição gradativa de outros equipamentos para aprimorar ainda mais o sistema”, comenta o gerente de Operações da Águas do Rio, Malcom Bispo.

O trabalho contínuo de manutenção realizado pela equipe da concessionária resultou em melhor desempenho do sistema e aumento da quantidade da água fornecida em Itaocara. O filtro e a tubulação utilizados para fazer a captação de água bruta do rio Paraíba do Sul passaram por intervenções, que aprimoraram o desempenho do sistema. Outra melhoria operacional foi realizada no Morro do Eucalipto. O bairro, que está localizado em uma área elevada, conta com um sistema de bombeamento que foi reforçado com a instalação de uma nova bomba mais potente. Com o novo equipamento, a quantidade de água tratada distribuída para o bairro subiu de 7 para 12 litros por segundo.

Em Cambuci, o trabalho de manutenção eliminou o problema de perda de água com a troca de um registro que apresentou vazamento no reservatório da cidade. A unidade tem capacidade de armazenar 350 mil litros e abastecer em torno de 15 mil pessoas. Além dos investimentos em melhorias operacionais, a Águas do Rio vem promovendo ações para inclusão na tarifa social para as famílias de baixa renda.

Reconhecimento pelo trabalho realizado

 

Ao centro, à esquerda, o vereador Hugo Fernandes e o prefeito Clóvis Tostes

A melhoria contínua do saneamento básico nos municípios do Noroeste Fluminense teve o reconhecimento dos vereadores da cidade de Miracema. No último sábado (30), o legislativo entregou o Título de Cidadão Miracemense para os diretores Pedro Freitas e José Carlos Almeida. Além das colaboradoras Izabela Paula e Karilane Moreth, que atuam respectivamente nas áreas de Operações e Responsabilidade Social. “Muito nos orgulha receber esse título. Primeiro por ser um indicador de que estamos no caminho certo rumo a universalização do saneamento na região e segundo porque vemos o reconhecimento das autoridades e da população pelo nosso empenho em levar qualidade de vida, através da água tratada e da coleta e tratamento do esgoto. Esse é o nosso propósito”, disse Pedro Freitas, diretor superintendente da Águas do Rio.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.