Notícia

Ver notícia

Painel com a participação da concessionária discute combate ao etarismo e outros temas sobre diversidade no mercado de trabalho

A atuação de profissionais com idades acima dos 50 anos (50+) no mercado de trabalho vem se tornando um tema cada vez mais presente nas organizações. Com o crescente aumento da expectativa de vida da população brasileira, estima-se que em 2040 metade da força de trabalho será composta por pessoas a partir desta faixa etária. O dado foi apresentado no Fórum de Diversidade e Inclusão Corporativas, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ) e que contou com a participação da Águas do Rio, nesta sexta-feira (20/10), na sede da Firjan, no Centro do Rio.

Para falar sobre o combate ao etarismo (que é o preconceito contra pessoas por causa da idade) e intergeracionalidade (atividades de interação feitas por pessoas de diferentes idades), Sinval Andrade, diretor-superintendente da Águas do Rio, abordou a visão estratégica da companhia:

“Temos uma composição bem equilibrada entre jovens e idosos no nosso quadro de funcionários, além de uma forte participação de mulheres e negros em cargos de direção e uma mistura de profissionais de diversos estados do país. Toda essa integração faz o caldo cultural da Águas do Rio, e isso traz resultado direto para o negócio, gerando soluções aderentes aos anseios dos clientes e, consequentemente, da sociedade”, ressaltou Sinval.

Ainda durante sua apresentação, ele também falou sobre o Programa Respeito Dá O Tom, que foi reconhecido pelo Instituto identidades do Brasil (ID_BR) como um dos principais programas de igualdade racial do país, e sobre o Programa Jovem Aprendiz da empresa, que teve um número impressionante de inscritos em sua segunda edição e alcançou na primeira turma 70% de efetivação dos participantes.

Funcionária mais idosa conquista o público

No evento, a funcionária mais idosa da companhia também esteve presente e conquistou a simpatia dos participantes. Maria do Carmo, de 85 anos, mais conhecida como Carminha, trabalha na loja comercial de Copacabana, na Zona Sul carioca, onde 100% dos atendentes têm mais de 50 anos. Inaugurada há quase um ano no bairro com o maior percentual de idosos do Brasil, a unidade tem uma proposta de atendimento diferenciado com funcionários mais experientes.

“Eu tenho aprendido bastante aqui na Águas do Rio. Fui muito bem recepcionada pela empresa e sigo motivada a continuar trabalhando”, relata Carminha.

O painel teve mediação da diretora-executiva da ABRH-RJ, Grace Paul, a participação de Raquel Tomazi, da EY Brasil People Services, e da gerente técnica do Projeto Camp Mangueira, Isabele Ranzeiro.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...