Notícia

Ver notícia

Em reunião com a prefeitura, empresa indica locais para implantação de estação de tratamento de esgoto de grande porte e seis estações elevatórias na cidade

 

O avanço na construção do Plano Diretor de Esgoto da Águas do Rio foi tema da reunião realizada entre integrantes da concessionária e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa dos Animais de Queimados. O projeto é o principal instrumento da política urbana e norteia a criação do sistema de esgoto na cidade, visando garantir a melhoria da qualidade de vida da população.

Após uma série de estudos, a empresa mapeou áreas para a construção das seis principais estações elevatórias de esgoto (EEEs), responsáveis pelo bombeamento dos resíduos, e uma estação de tratamento de esgoto (ETE), que vão auxiliar no desafio de universalizar o serviço no município, dentro do prazo de cinco anos.

Com capacidade para tratar 550 litros de esgoto por segundo, a ETE será instalada no Distrito Industrial de Queimados oferecendo cobertura também para a cidade de Japeri. Já as seis principais EEEs serão instaladas nos bairros Pernambuco, Fluminense, Jardim São Vicente de Paula, Penápolis, Vila Tarumã e Vila Central e terão capacidade de atender toda a cidade de Queimados.

“Temos um grande desafio pela frente, que é o de universalizar o tratamento de esgoto em Queimados. Essa parceria com a Prefeitura é fundamental para que consigamos levar mais dignidade para a população”, disse o diretor executivo Felipe Esteves, que atua em cinco municípios da Baixada Fluminense.

O Plano Diretor de Esgoto, que está sendo elaborado pela concessionária, será apresentado para a agência reguladora até maio de 2023. Ações, soluções, estratégias e investimentos para alcançar as metas estabelecidas em busca da melhora do sistema de abastecimento e esgotamento da região são alguns dos pontos abordados no estudo.

Dentre os objetivos do Plano estão a redução da poluição hídrica decorrente do lançamento de esgoto não tratado em galerias pluviais, córregos e rios, além da contribuição para a recuperação ambiental do Rio Guandu, principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Na área de atuação da Águas do Rio estão três municípios que influenciam na Bacia do Guandu: Queimados, Japeri e uma parte de Nova Iguaçu.

Transformação no saneamento básico de Queimados

Até dezembro de 2022, a Águas do Rio realizou cerca de 13 km de obras na cidade e mais de 159 mil moradores foram beneficiados com água de qualidade nas torneiras de casa. Além disso, a empresa inaugurou a ETE, no bairro São Jorge, que está pronta para operar em sua capacidade total, tratando 7,4 litros de esgoto por segundo e beneficiando mais de quatro mil pessoas.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.