Notícia

Ver notícia

Durante reunião com a prefeitura, concessionária indicou locais para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto e elevatórias

 

Integrantes da Águas do Rio se reuniram nesta terça-feira (14/02) com membros da Prefeitura de Queimados para apresentar os avanços no Plano Diretor de Esgoto (PDE), principal instrumento da política urbana, que norteia a criação do sistema de esgoto na cidade e cujo objetivo principal é de melhorar a qualidade de vida da população.

Durante a reunião, que contou com a presença do prefeito Glauco Kaizer, a empresa detalhou um mapeamento que aponta os possíveis locais onde serão instaladas as quatro Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), estruturas responsáveis pelo bombeamento dos resíduos, e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade. As estruturas vão auxiliar no desafio de universalizar o serviço no município, dentro do prazo de cinco anos.

Com capacidade para tratar 550 litros por segundo, a ETE vai contribuir também para a despoluição da Bacia do Guandu.

“Realizamos um grande estudo para entender quais seriam os locais dentro do município que podem abrigar as estruturas necessárias para que a coleta e o tratamento do esgoto sejam realizados de forma eficiente e priorizamos a criação de uma ETE, capaz de atender as bacias hidrográficas dos municípios de Queimados e Japeri, ambos contribuintes da bacia do Guandu”, explicou Tauana da Rosa, coordenadora de Operações de Esgoto da Águas do Rio.

O Plano Diretor de Esgoto, que está sendo elaborado pela empresa, será apresentado à agência reguladora até maio de 2023. Todas as ações, estratégias e investimentos para alcançar as metas estabelecidas em busca da melhora do sistema de abastecimento e esgotamento da região serão detalhados no estudo.

Dentre os objetivos do Plano estão a redução da poluição hídrica decorrente do lançamento de esgoto não tratado em galerias pluviais, córregos e rios, além da contribuição para a recuperação ambiental do Rio Guandu, principal manancial de abastecimento da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Na área de atuação da Águas do Rio estão três municípios que influenciam na Bacia do Guandu: Queimados, Japeri e uma parte de Nova Iguaçu.

 

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.