Notícia

Ver notícia

Obras na Ilha do Governador devolvem dignidade e conforto a regiões que viviam há décadas sem abastecimento regular

Após décadas convivendo com a incerteza de abrir a torneira e não ver uma gota d’água, moradores da Ilha do Governador, na Zona Norte carioca, começam a viver uma nova realidade. Tudo porque obras estão transformando o abastecimento de bairros historicamente afetados pela falta d’água. Com a substituição de redes antigas, instalação de novas bombas e ações focadas nos pontos mais críticos, mais de mil famílias passaram a contar com um fornecimento regular — um avanço que muda a rotina e renova a esperança de quem esperava há décadas por dignidade.

As intervenções estão sendo realizadas pela Águas do Rio, e um desses exemplos é o da família de Ismael Coelho, de 72 anos, morador do Jardim Carioca. Durante muitos anos, eles precisaram improvisar para garantir um dia a dia menos angustiante.

“Comprei uma piscina de fibra para armazenar a água da chuva. Colocávamos cloro para mantê-la limpa e usávamos essa água para lavar roupa, dar descarga, fazer faxina. Agora, depois da instalação de uma bomba, não precisamos mais disso. A esperança é que continue assim no verão, quando a demanda de água aumenta”, afirma Ismael, morador da Rua Mangabau há mais de 30 anos.

Na Freguesia, quem também comemora é o servidor aposentado Gilberto Viana, de 71 anos, morador da Rua Magno Martins:

“A força e o volume da água aumentaram bastante. Antes da obra, era comum passar dias sem uma gota na torneira. Agora, isso não acontece mais.”

Enquanto isso, no Tauá, as melhorias seguem em andamento. Cláudio Marques, que vive há 18 anos na Rua Professor Hilarião da Rocha, já nota os primeiros resultados:

“As equipes ainda estão trabalhando, mas já sentimos uma diferença. A expectativa é que, com a conclusão das obras, tenhamos água todos os dias.”

A concessionária afirma que as ações foram planejadas com base nas principais demandas da população. De acordo com Osmar da Silva, supervisor da empresa, as intervenções estão focadas nos pontos mais críticos:

“Realizamos um levantamento nas ruas com maiores índices de falhas no abastecimento. Só nessas três vias, já substituímos mais de 600 metros de tubulação. Com isso, conseguimos resolver o problema para mais de mil famílias.”

Instalação de novas bombas

Além da substituição das redes, os últimos quatro meses também marcaram a instalação de seis novas bombas — conhecidas como boosters — que auxiliam no transporte da água, principalmente para áreas elevadas. Os equipamentos foram instalados nas ruas Combu, Castelo de Tomar, Carmen Miranda, Ipiru e Bohemia.

“Nossa meta é garantir que cada vez mais moradores tenham acesso a um fluxo contínuo de água, com boa pressão nas torneiras”, concluiu Osmar.

Compartilhar:

Veja Também

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados