Notícia
Após décadas de torneiras secas, moradores da Alameda Pica-pau celebram a chegada do abastecimento regular com a troca de 306 metros de tubulação
Depois de décadas convivendo com torneiras secas e uma rotina limitada pela falta d’água, moradores da Pavuna, na Zona Norte carioca, celebram a chegada de uma nova fase. Com a troca da tubulação na Alameda Pica-pau, 116 residências agora contam com abastecimento regular. A intervenção completa uma série de melhorias que já passaram pelas alamedas Cruzeiro e Corinthians.
As intervenções beneficiaram a casa onde dona Alba Assis, de 64 anos, mora há 27 deles com a família. Ela conta como a rotina de trabalho, fazendo salgados por encomenda, era afetada pelo fornecimento irregular de água:
“Quando eu vim morar aqui, a água já era bem fraquinha. A gente tinha que aproveitar para fazer todas as tarefas de casa no mesmo dia. Não foi fácil. Eu cuidava da minha mãe, que tinha Alzheimer, e do meu marido, que é deficiente. Hoje em dia é luxo. Não tenho mais a preocupação de não conseguir entregar o pedido de alguma cliente ou de deixar tudo sujo depois de fazer meus salgados”, comemora.
Quem também passou sufoco foi Elane Cristina Pereira da Silva, manicure de 54 anos:
“Eu economizava praticamente o que não tinha. Quando meu filho era pequeno, uma vez, no desespero por não ter uma gota d’água, cheguei a comprar 25 galões para dar banho nele, fazer comida e deixar a casa limpa. Hoje, depois de mais de 20 anos, finalmente conseguimos ter água encanada em casa. Pela primeira vez, tenho uma conta em meu nome e agora consigo atender melhor minhas clientes“, celebra.