Notícia

Ver notícia

Concessionária reforçou a importância da integração com a população e ouviu as demandas locais

 

 O primeiro encontro do Programa Afluentes da Águas do Rio foi realizado em outubro de 2021, na cidade de Nova Iguaçu. Pioneiros na ação, os líderes comunitários, Helena Araújo, do bairro Vila Bela e Derailton Laurentino, do bairro Marapicú, marcaram presença também na primeira reunião de 2023, que aconteceu neste sábado (11/03). As lideranças são exemplos de que a aproximação da concessionária com a população local é fundamental para o avanço do saneamento na Baixada Fluminense.

“Participo desde o início das ações do Afluentes. O primeiro encontro aconteceu na quadra da Universidade de Nova Iguaçu (UNIG) e estávamos ansiosos para conhecer e entender melhor este programa. A Águas do Rio nos deu voz. Hoje acompanhamos os serviços de perto e nos sentimos realizados em contribuir pra este avanço”, disse Derailton.

Por meio do relacionamento com as lideranças das regiões, a empresa se aproxima dos moradores, conhece suas necessidades, ouve sugestões e opiniões e agiliza os serviços prestados. Neste encontro, muitas pautas foram apresentadas pelos líderes locais e esclarecidas pelo gerente Operacional, Leonardo Canto, e pela coordenadora de Responsabilidade Social da companhia, Luciana Muniz.

“Nosso contato com as lideranças é diário, mas estes encontros são muito importantes para mapearmos territórios e avançarmos com os serviços oferecidos pela concessionária. Com a parceria de pessoas com influência na área em que residem, temos alcançado resultados expressivos. Hoje, apenas em Nova Iguaçu, temos cerca de 400 líderes comunitários cadastrados, mas não vamos para por aí, temos muito a conquistar. E tenho certeza de que juntos, e somente juntos, poderemos mudar a realidade do saneamento básico na Baixada”, afirmou Luciana.

O combate às perdas e o papel fundamental das lideranças no monitoramento dos vazamentos visíveis nas localidades foi um dos temas debatidos no encontro. Também foram abordadas as regiões que ainda não possuem rede oficial de água, a importância da adesão aos hidrômetros e à tarifa social, benefício oferecido à população em situação de vulnerabilidade.

Segundo o diretor-superintendente da companhia, com atuação na Baixada, Luiz Fabbriani, o Programa Afluentes é um sucesso e, por isso, continuará sendo levado para todas as cidades atendidas pela Águas do Rio. “O objetivo é manter esse canal direto com os moradores.  Através do relacionamento com as lideranças, a empresa se aproxima das famílias e isso nos ajuda a trabalhar com transparência e agilidade”, ressaltou.

No próximo sábado (18/03) será a vez dos líderes de Queimados e Japeri se reunirem com a empresa.

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...