Notícia

Ver notícia

Águas do Rio apoia mutirões de limpeza na Lagoa Rodrigo de Freitas e nas praias Vermelha e de Copacabana 

O início do mês de junho é marcado por duas datas muito importantes para refletir sobre o futuro do planeta: o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5, e o Dia Mundial do Oceano, comemorado no dia 8. Marcando as datas com ações práticas de sensibilização sobre a temática, Águas do Rio reforçou seu compromisso com a educação ambiental apoiando mutirões de limpeza nas praias Vermelha e de Copacabana e na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Nesta quarta-feira (8), a concessionária apoiou a 2ª edição do “Aquele Abraço”, evento produzido pela organização ROUTE Brasil, que reuniu voluntários em um abraço simbólico à praia de Copacabana e realizou um mutirão de limpeza da areia. O ato representou um alerta sobre a necessidade de preservar mares e ecossistemas costeiros.

A Praia Vermelha, no bairro da Urca, recebeu, no domingo (5), atividades de educação ambiental em uma parceria com os projetos Verde Mar e Ilhas do Rio. Copos plásticos, tampinhas, guimbas de cigarro, canudos e outros objetos também foram retirados da areia pelos voluntários e da água por mergulhadores. A concessionária também apoiou o evento com a distribuição de água gratuita.

 “O apoio a esse tipo de atividade, em parceria com outros órgãos e projetos, reforça o compromisso da Águas do Rio com a sensibilização da população para levar mais saúde e sustentabilidade para nossa cidade”, afirma o Diretor Superintendente da capital, Sinval Araújo Filho.

No sábado (4), a parceria da Águas do Rio foi com o biólogo Mário Moscatelli, em no mutirão de limpeza que retirou lixo descartado indevidamente das margens. O evento também teve o plantio de samambaias do mangue e a soltura de caranguejos para reforçar a população da espécie na lagoa.

“Somente este ano, 130 toneladas de lixo foram recolhidas nas margens dos manguezais no entorno da lagoa. Por isso é tão importante trabalharmos em conjunto para que o impacto inadequado desse material seja minimizado no meio ambiente”, ressaltou o biólogo.

Seguindo com o trabalho de conscientização, também foi criado um varal com objetos recolhidos nas margens como: tênis, guarda sol, roupas, boias, colchões, malas, além de quentinhas de isopor, canudos e tampinhas plásticas descartados indevidamente em um dos maiores cartões postais da cidade.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.