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Agentes da Águas do Rio atuam na integração de crianças surdas com as atividades da Glocal 

 

Acessibilidade para fazer a diferença e construir pontes para a sustentabilidade. Foi neste cenário que os alunos do Instituto Nossa Senhora de Lourdes, que fica na Vila Parque da Cidade, próxima à Rocinha, foram recebidos, na Glocal Experience, nesta quarta (13/7). Alunos surdos, ouvintes e inscritos no Transtorno do Espectro Autista (TEA), foram guiados pela equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio, que contava com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Para a coordenadora pedagógica do Instituto, Elenice Irani Pereira da Silva, ter profissionais que sabem Libras para receber os alunos da unidade foi um diferencial que a Águas do Rio proporcionou. “Este evento é muito importante e estamos nos sentindo muito acolhidos. Ouvimos falar de um Brasil inclusivo, mas sabemos que na prática isso muitas vezes não acontece. E aqui a concessionária se preocupou com isso. A educação não se faz somente na escola e a iniciativa de nos receber neste evento está fazendo toda a diferença”, frisou Elenise.

Mãe da Ana Luíza, aluna do 7º ano, Ivonete Rodrigues elogiou as atividades desenvolvidas. As crianças participaram de oficinas e visitaram os stands da Águas do Rio. “Os surdos são pessoas sensíveis a estímulos visuais e está tudo maravilhoso. Ter intérpretes também foi ótimo para eles”, considerou. Moradora da Rocinha, Ivonete disse, ainda, que é importante falar sobre sustentabilidade para as crianças. “Quanto mais cedo aprender, melhor”, acrescentou.

Analista de Responsabilidade Social da Águas do Rio, Leandro Fonseca, reforçou a importância de garantir a acessibilidade a todos. “Ouvi um relato de um aluno dizendo que estava muito feliz, porque era a primeira vez que ele vinha a um evento como este. Esta fala, esta energia que a criança passa, é o que nos motiva cada vez mais em nosso propósito de levar inclusão e qualidade de vida para as pessoas”, afirmou Leandro.

Oficinas promovidas pela Águas do Rio

Na manhã desta quarta, a empresa promoveu a oficina “Água se Planta”. A atividade, que encantou a criançada, trouxe a história do caminho percorrido pelas gotas de água, desde o estado de vapor de nuvem até chegar ao oceano, passando por ambientes naturais e urbanizados. Educador ambiental do Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental, Felipe Albino, explicou que ao final da oficina as crianças levaram as “bombas de semente”, compostas por sementes nativas de mata atlântica e sementes de adubação verde, montadas durante a atividade. “A oficina mostrou que a planta precisa da água, mas que a água também precisa das plantas. É importante chamar a atenção para o quanto a vegetação tem impacto no ciclo hidrológico, desde a copa das árvores até as suas raízes, e conseguimos falar deste processo de forma lúdica para as crianças”, apontou.

Na parte da tarde, a oficina “Fiz de Contas” reuniu crianças atendidas pelo Asilo Espírito João Evangelista, instituição localizada no Humaitá, que acolhe famílias em situação de vulnerabilidade social, em sua maioria da Ladeira dos Tabajaras e do Morro Dona Marta. Retalhos de tecidos, de marcenaria, cascalho de couro, entre outros materiais que seriam descartados no lixo, foram utilizados pelas crianças na confecção de colares e pulseiras.

“Reutilizamos os materiais e otimizamos recursos que seriam jogados no lixo. Isso é sustentabilidade. É incrível fazer esse trabalho com crianças, porque além de ajudarmos a desenvolver as atividades motoras, despertamos um novo olhar para os produtos e como eles podem ser reutilizados”, destacou a responsável pelo projeto, Ana Luísa Cruz.

Assistente social da instituição, Renata Tupinambá, enfatizou a importância da experiência em diferentes ambientes. “Entendemos que é um trabalho de conscientização trazê-los para cá. Nós trabalhamos com atividades assim dentro de sala, mas é importante que eles vivenciem outras experiências. Eles gostam muito de participar e isso ainda estimula a criatividade deles”, explicou Renata.

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