Notícia

Ver notícia

Painel “O papel das empresas na transformação social” destaca a necessidade de ações colaborativas

Incentivar pactos de sustentabilidade entre diferentes agentes para a implementação efetiva da Agenda 2030 da ONU é a proposta da Glocal Experience, que começou nesta quarta-feira, dia 22, no Rio. O evento na Marina da Glória, Zona Sul carioca, tem como base alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e promete reunir milhares de pessoas até sexta-feira (25), quando deverão passar pelo espaço diversas autoridades, empresários, ambientalistas, pensadores, entre outros nomes de peso.

A cerimônia de abertura, que aconteceu nesta quarta-feira (22), contou com as presenças de Nicola Miccione, secretário estadual da Casa Civil; Rodrigo Baggio e Duda Magalhães, da Dream Factory, organizadora do evento; do diretor de sustentabilidade e presidente do Instituto Aegea, Edison Carlos, e do presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini. A concessionária e o instituto são patrocinadores da Glocal.

“O propósito da Glocal é ‘Pensar global, agir local’, ou seja, traçar metas amplas e agir à sua volta. É o que estamos fazendo no nosso estado, na nossa casa, avançando com o saneamento básico. Nós saímos da fase das promessas e entramos na fase de entrega: em apenas dois anos, 300 mil pessoas tiveram acesso à água tratada e ecossistemas como a Baía de Guanabara e Lagoa Rodrigo de Freitas estão em processo de recuperação a olhos vistos.  É por isso que o nosso projeto atinge em cheio a alma e o coração do povo fluminense”, destacou Bianchini.

Além dos muros das organizações

A discussão sobre o papel das empresas na transformação social foi um dos pontos altos do primeiro dia da Glocal, que destacou a importância da aplicação dos pilares ESG nas gestões corporativas. Mediado pela co-fundadora e Ceo da plataforma AKIPOSSO+, Andreia Napolitano, o debate contou com a participação de Edison Carlos, de Rodrigo Santini – diretor executivo do Sistema B Brasil e de Fábio Barbosa, CEO da Natura&Co. O presidente do Instituto Aegea  comentou os avanços da Águas do Rio e ressaltou a importância de iniciativas conjuntas no mercado corporativo.

“Uma empresa de saneamento transforma a vida de cada família aonde ela chega.  Aliada a outras iniciativas privadas com o mesmo propósito, acelera o processo de mudança. Temos que perseguir ações colaborativas. Parar de falar de cases e juntar as ações da iniciativa privada para realizar coisas ‘fora da casinha’. Hoje, a sociedade vai cobrar cada vez mais isso. Os grandes desafios estão fora do muro das empresas, e elas estão aprendendo isso. Eu acho que essa é a tendência e quem não entender isso ficará fora do mercado”, disse.

Lideranças comunitárias: Convidados especiais

O evento também é uma oportunidade para abrir as portas para algumas pessoas que nem sempre têm a oportunidade de participar de discussões voltadas à sustentabilidade. Pensando nisso, a Águas do Rio convidou 28 líderes comunitários de municípios da Baixada Fluminense, que integram o programa Afluentes da concessionária, para participarem deste primeiro dia de Glocal.  O casal Elizabeth de Souza e Gilmar Santos, da Chácara Rio-Petrópolis, em Duque de Caxias, assistiram as palestras.

“Estar aqui hoje é conhecer ainda mais o trabalho da Águas do Rio, saber um pouco mais sobre as melhorias que estão fazendo não só na minha cidade, mas em outras da Baixada também;  melhora na qualidade das praias, e poder passar essas informações para os moradores do meu bairro. Até porque, por lá, nós acompanhamos de perto e podemos assistir o que a empresa está fazendo. Essa oportunidade faz com que eu me sinta ainda mais próxima da empresa”, contou Elizabeth de Souza.

Os interessados podem fazer as inscrições gratuitas pelo seguinte endereço: https://v2.godream.com.br/evento/glocal-experience-rio-8408490

Confira os painéis com participação da Águas do Rio:

23/11 (Quinta-feira)

Das 10h às 11h15: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Do legado às perspectivas
Pedro Freitas – Diretor-superintendente da Águas do Rio

Das 17h às 18h: Dignidade para todos: Por um mundo menos desigualJosélio Alves Raymundo – Diretor de Operações da Águas do Rio
Keila Marins – Coordenadora de Diversidade da Aegea

24/11 (Sexta-feira)

Das 10h às 11h: Esse Rio é Meu
Sinval Andrade – Diretor-superintendente da Águas do Rio
Tâmara Motta – Gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio

10h30: Inovações tecnológicas a favor das águasCaroline Lopes Santos – Gerente de Meio Ambiente da Águas do Rio

10h30: Como a falta de saneamento impacta a vida das mulheresLetícia Tavares – Gerente Executiva da Resíduos Sólidos da Aegea

Saiba a programação completa: https://www.glocalexperience.com.br/agenda/

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...