Notícia

Ver notícia

Painel “O papel das empresas na transformação social” destaca a necessidade de ações colaborativas

Incentivar pactos de sustentabilidade entre diferentes agentes para a implementação efetiva da Agenda 2030 da ONU é a proposta da Glocal Experience, que começou nesta quarta-feira, dia 22, no Rio. O evento na Marina da Glória, Zona Sul carioca, tem como base alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e promete reunir milhares de pessoas até sexta-feira (25), quando deverão passar pelo espaço diversas autoridades, empresários, ambientalistas, pensadores, entre outros nomes de peso.

A cerimônia de abertura, que aconteceu nesta quarta-feira (22), contou com as presenças de Nicola Miccione, secretário estadual da Casa Civil; Rodrigo Baggio e Duda Magalhães, da Dream Factory, organizadora do evento; do diretor de sustentabilidade e presidente do Instituto Aegea, Edison Carlos, e do presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini. A concessionária e o instituto são patrocinadores da Glocal.

“O propósito da Glocal é ‘Pensar global, agir local’, ou seja, traçar metas amplas e agir à sua volta. É o que estamos fazendo no nosso estado, na nossa casa, avançando com o saneamento básico. Nós saímos da fase das promessas e entramos na fase de entrega: em apenas dois anos, 300 mil pessoas tiveram acesso à água tratada e ecossistemas como a Baía de Guanabara e Lagoa Rodrigo de Freitas estão em processo de recuperação a olhos vistos.  É por isso que o nosso projeto atinge em cheio a alma e o coração do povo fluminense”, destacou Bianchini.

Além dos muros das organizações

A discussão sobre o papel das empresas na transformação social foi um dos pontos altos do primeiro dia da Glocal, que destacou a importância da aplicação dos pilares ESG nas gestões corporativas. Mediado pela co-fundadora e Ceo da plataforma AKIPOSSO+, Andreia Napolitano, o debate contou com a participação de Edison Carlos, de Rodrigo Santini – diretor executivo do Sistema B Brasil e de Fábio Barbosa, CEO da Natura&Co. O presidente do Instituto Aegea  comentou os avanços da Águas do Rio e ressaltou a importância de iniciativas conjuntas no mercado corporativo.

“Uma empresa de saneamento transforma a vida de cada família aonde ela chega.  Aliada a outras iniciativas privadas com o mesmo propósito, acelera o processo de mudança. Temos que perseguir ações colaborativas. Parar de falar de cases e juntar as ações da iniciativa privada para realizar coisas ‘fora da casinha’. Hoje, a sociedade vai cobrar cada vez mais isso. Os grandes desafios estão fora do muro das empresas, e elas estão aprendendo isso. Eu acho que essa é a tendência e quem não entender isso ficará fora do mercado”, disse.

Lideranças comunitárias: Convidados especiais

O evento também é uma oportunidade para abrir as portas para algumas pessoas que nem sempre têm a oportunidade de participar de discussões voltadas à sustentabilidade. Pensando nisso, a Águas do Rio convidou 28 líderes comunitários de municípios da Baixada Fluminense, que integram o programa Afluentes da concessionária, para participarem deste primeiro dia de Glocal.  O casal Elizabeth de Souza e Gilmar Santos, da Chácara Rio-Petrópolis, em Duque de Caxias, assistiram as palestras.

“Estar aqui hoje é conhecer ainda mais o trabalho da Águas do Rio, saber um pouco mais sobre as melhorias que estão fazendo não só na minha cidade, mas em outras da Baixada também;  melhora na qualidade das praias, e poder passar essas informações para os moradores do meu bairro. Até porque, por lá, nós acompanhamos de perto e podemos assistir o que a empresa está fazendo. Essa oportunidade faz com que eu me sinta ainda mais próxima da empresa”, contou Elizabeth de Souza.

Os interessados podem fazer as inscrições gratuitas pelo seguinte endereço: https://v2.godream.com.br/evento/glocal-experience-rio-8408490

Confira os painéis com participação da Águas do Rio:

23/11 (Quinta-feira)

Das 10h às 11h15: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Do legado às perspectivas
Pedro Freitas – Diretor-superintendente da Águas do Rio

Das 17h às 18h: Dignidade para todos: Por um mundo menos desigualJosélio Alves Raymundo – Diretor de Operações da Águas do Rio
Keila Marins – Coordenadora de Diversidade da Aegea

24/11 (Sexta-feira)

Das 10h às 11h: Esse Rio é Meu
Sinval Andrade – Diretor-superintendente da Águas do Rio
Tâmara Motta – Gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio

10h30: Inovações tecnológicas a favor das águasCaroline Lopes Santos – Gerente de Meio Ambiente da Águas do Rio

10h30: Como a falta de saneamento impacta a vida das mulheresLetícia Tavares – Gerente Executiva da Resíduos Sólidos da Aegea

Saiba a programação completa: https://www.glocalexperience.com.br/agenda/

Compartilhar:

Veja Também

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.