Notícia

Ver notícia

Programa Saúde Nota 10, da Águas do Rio, aborda trabalho de despoluição do cartão-postal

Nada melhor do que mostrar para quem mora na maior ilha da Baía de Guanabara como funciona o sistema de tratamento de água e esgoto que contribui para a despoluição de um dos principais cartões-postais do Estado do Rio de Janeiro. Com esse propósito, o Programa Saúde Nota 10, da Águas do Rio, promoveu na última terça-feira (11/07) uma atividade especial na Ilha do Governador, Zona Norte carioca, com alunos do 6º ano e do sistema EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

O grupo, formado por 27 alunos da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, passou a entender como a concessionária está atuando no projeto da despoluição da Baía de Guanabara, um dos maiores compromissos da empresa para os próximos cinco anos. 

Ao lado de técnicos da operação, os estudantes acompanharam os testes com reagentes para a identificação do esgoto. Antes disso, eles vestiram coletes e capacetes e também aprenderam sobre o ciclo do saneamento básico e os prejuízos do descarte incorreto do óleo de cozinha.

“É muito importante que as pessoas conheçam o trabalho para despoluir a Baía de Guanabara e que elas aprendam também sobre a importância do saneamento básico no dia a dia das suas famílias. Então, nada melhor do que levar conhecimento de forma descontraída e responsável, deixando a mensagem de que todos nós podemos fazer a nossa parte para termos uma baía limpa!”, reforçou Marcella Gonçalves, analista de Responsabilidade Social da Águas do Rio.

Avança o trabalho de recuperação da baía

Mais um importante passo foi dado para a execução de um dos maiores projetos ambientais do mundo: no último dia 4, a Águas do Rio recebeu as licenças ambientais concedidas pelo governo do estado, por meio do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), para as obras de implantação do sistema Coleta em Tempo Seco na capital e em outros sete municípios. 

A medida vai impactar a vida de cerca de 10 milhões de pessoas nas 17 cidades que compõem a bacia hidrográfica da Baía de Guanabara, com a melhora da qualidade da água a partir da coleta de mais de 400 milhões de litros de esgoto que deixarão de ser lançados diariamente nesse ecossistema.

Compartilhar:

Veja Também

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...