Notícia

Ver notícia

Oferta de água se torna mais eficiente, através de manutenções e melhorias contínuas na estação de tratamento

 

Fazer atividades domésticas era uma dificuldade para quem mora no bairro Ponte Seca, em Aperibé. Segundo Zeli Ferreira, que reside no local com a família, “Não dava nem para lavar o quintal, deixar tudo limpinho, porque não tinha água”. Tempos difíceis, mas que ficaram no passado, como também conta Wilkerson dos Santos, outro morador de Ponte Seca. “Desde o fim do ano passado a água passou a chegar com pressão. Melhorou muito!”, diz o vendedor.

Wilkerson dos Santos

A melhoria na distribuição de água tratada percebida por Zeli e Wilkerson é reflexo das intervenções realizadas na estação de tratamento de água, cuja vazão é de 40 litros de água por segundo, e no reservatório, que armazena 600 mil litros de água tratada.

A Águas do Rio automatizou as respectivas unidades do sistema de abastecimento do município do Noroeste Fluminense com a instalação de painéis eletrônicos com sensores que monitoram as estruturas em tempo real, durante 24h por dia. O controle da pressão nas tubulações e do desempenho do sistema de bombeamento é feito no Centro de Operações Integradas da concessionária, instalado no centro da capital.

“A missão da Águas do Rio é prestar um serviço de saneamento básico com qualidade, eficiência e respeito ao meio ambiente, contribuindo para a saúde da população e para o desenvolvimento sustentável. E dessa forma, proporcionar uma rotina saudável no que tange ao acesso à água tratada. Elaboramos um plano de melhorias e aquisições de equipamentos para reforçarmos o sistema de abastecimento de forma gradativa”, explica Pedro Freitas, diretor superintendente da Águas do Rio.

Aumento da oferta de água tratada

Desde que assumiu a concessão, em novembro de 2021, a Águas do Rio vem realizando melhorias nos sistemas de água e esgoto. Inicialmente, a estação de tratamento de água  tinha capacidade de produzir 28 litros por segundo e, após a manutenção na bomba do sistema, a estação passou a tratar 40 litros de água por segundo, beneficiando 12 mil pessoas.

A concessionária também executou uma obra de extensão de 80 metros de rede de água tratada na Rodovia RJ-116, no trecho do bairro Cidade Nova.  Com a nova rede, aproximadamente 30 pessoas agora podem receber água tratada e de qualidade.

Compartilhar:

Veja Também

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.