Notícia

Ver notícia

Oferta de água se torna mais eficiente, através de manutenções e melhorias contínuas na estação de tratamento

 

Fazer atividades domésticas era uma dificuldade para quem mora no bairro Ponte Seca, em Aperibé. Segundo Zeli Ferreira, que reside no local com a família, “Não dava nem para lavar o quintal, deixar tudo limpinho, porque não tinha água”. Tempos difíceis, mas que ficaram no passado, como também conta Wilkerson dos Santos, outro morador de Ponte Seca. “Desde o fim do ano passado a água passou a chegar com pressão. Melhorou muito!”, diz o vendedor.

Wilkerson dos Santos

A melhoria na distribuição de água tratada percebida por Zeli e Wilkerson é reflexo das intervenções realizadas na estação de tratamento de água, cuja vazão é de 40 litros de água por segundo, e no reservatório, que armazena 600 mil litros de água tratada.

A Águas do Rio automatizou as respectivas unidades do sistema de abastecimento do município do Noroeste Fluminense com a instalação de painéis eletrônicos com sensores que monitoram as estruturas em tempo real, durante 24h por dia. O controle da pressão nas tubulações e do desempenho do sistema de bombeamento é feito no Centro de Operações Integradas da concessionária, instalado no centro da capital.

“A missão da Águas do Rio é prestar um serviço de saneamento básico com qualidade, eficiência e respeito ao meio ambiente, contribuindo para a saúde da população e para o desenvolvimento sustentável. E dessa forma, proporcionar uma rotina saudável no que tange ao acesso à água tratada. Elaboramos um plano de melhorias e aquisições de equipamentos para reforçarmos o sistema de abastecimento de forma gradativa”, explica Pedro Freitas, diretor superintendente da Águas do Rio.

Aumento da oferta de água tratada

Desde que assumiu a concessão, em novembro de 2021, a Águas do Rio vem realizando melhorias nos sistemas de água e esgoto. Inicialmente, a estação de tratamento de água  tinha capacidade de produzir 28 litros por segundo e, após a manutenção na bomba do sistema, a estação passou a tratar 40 litros de água por segundo, beneficiando 12 mil pessoas.

A concessionária também executou uma obra de extensão de 80 metros de rede de água tratada na Rodovia RJ-116, no trecho do bairro Cidade Nova.  Com a nova rede, aproximadamente 30 pessoas agora podem receber água tratada e de qualidade.

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.