Notícia

Ver notícia

Ação da Águas do Rio atinge mais de 10 mil alunos do Infantil à Educação de Jovens e Adultos, além de escolas inclusivas 

 

O Saúde Nota 10 é um programa de educação ambiental desenvolvido pela Águas do Rio, desde março, com o intuito de despertar a consciência dos estudantes para a importância da utilização de água e esgoto tratados para a conservação do meio ambiente, da saúde e melhoria da qualidade de vida da população. Em seis meses, mais de 10 mil estudantes, de 52 escolas, nos bairros de Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, São João de Meriti, Caxias e Magé, já receberam as atividades do projeto.

Na Baixada Fluminense, o programa contempla todas as áreas da Educação, que vai do Infantil até o Ensino Médio, percorrendo pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Escolas Inclusivas, com alunos com deficiências intelectuais e físicas. Para o diretor superintendente da concessionária, Luiz Fabbriani, o compromisso da companhia não é somente com a busca constante pela excelência dos serviços prestados com o saneamento básico, mas também com o desenvolvimento de programas e projetos com potencial de transformação social, sustentabilidade e dignidade das pessoas.

“Estamos prestes a completar um ano de atuação, após a assinatura do contrato de concessão. E apoiar e levar para as escolas programas de educação ambiental é totalmente de acordo com as diretrizes adotadas pela empresa, que tem como foco principal, a preocupação com a conservação do meio ambiente e a qualidade de vida da nossa população. A Águas do Rio vem trabalhando para levar água tratada e de qualidade para todas as residências, além de combater os descartes irregulares de esgoto em lugares impróprios. Não é possível idealizar um melhor público, do que as crianças e jovens, para nos apoiar nessa ação. O futuro está nas mãos dessa nova geração”, concluiu Fabbriani.

O Programa Saúde Nota 10 está sendo levado às escolas através das equipes de Responsabilidade Social da concessionária. O trabalho de conscientização dos alunos ocorre de forma lúdica. Por meio de palestras e jogos, os profissionais abordam a temática do saneamento, despertando a percepção dos alunos para a importância da água tratada e do esgotamento sanitário.

O estudante Leevi Anderson Sotero é prova disso. “Achei muito legal a palestra da Águas do Rio. Gostei das perguntas e das brincadeiras que tiveram aqui no colégio. Com tudo o que foi falado, eu aprendi a não desperdiçar água e a não jogar lixo no chão”, disse o jovem de 10 anos, aluno da Escola Municipal Orlando Francisco, localizada em Agostinho Porto, São João de Meriti.

A coordenadora pedagógica, Denise Barreto, da Escola Municipal Professor Marcos Gil de Mesquita, unidade referência em educação especial na cidade, acompanhou de perto toda a ação com os estudantes e ficou encantada com o formato da atividade apresentada por meio do jogo de tabuleiros para alunos dos anos finais.

“Eu percebo que com essas experiências os alunos conseguem ter um momento de aprendizado significativo. Tudo que foi apresentado está vinculado ao cotidiano deles e tenho certeza de que eles replicarão tudo o que ouviram para a família e amigos. Estou muito satisfeita com a iniciativa da Águas do Rio e tenho certeza de que a atividade fará muita diferença na vida dos alunos das outras turmas também”, afirmou.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.