Notícia

Ver notícia

Iniciativa sustentável da concessionária Águas do Rio permite que mais água potável seja destinada para o consumo da população

Menos impacto para o meio ambiente e mais água nas torneiras da população. Isso acontece porque a Águas do Rio ampliou sua produção de água de reúso – de 1,9 milhão para 4,3 milhões de litros por dia. Sustentável, a iniciativa permite a utilização de água potável para a sua forma mais nobre: o abastecimento das pessoas. Esse volume equivale ao uso diário de cerca de 29 mil pessoas, quantidade suficiente para o consumo dos bairros cariocas de Bonsucesso e da Abolição, juntos, por exemplo.

Resultado do tratamento do esgoto, com uma etapa adicional de desinfecção com cloro, a água de reúso é produzida pela concessionária na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Penha (1,9 milhão de litros/dia) e, mais recentemente, na ETE da Pavuna ( 2,4 milhões de litros/dia). Nas duas unidades, cerca de 30 caminhões-pipa da Companhia de Limpeza Urbana, a Comlurb, são abastecidos diariamente e partem rumo à limpeza das ruas.

A água de reúso é aproveitada para limpar vias que abrigam feiras livres e também em dias de jogos nos estádios do Maracanã e do Engenhão, além de grandes eventos na capital fluminense, como Carnaval e o Réveillon. Desta maneira, a água potável que poderia ser direcionada para essas atividades vai para os imóveis de moradores e comerciantes atendidos pela Águas do Rio.

“O esgoto tratado nada mais é do que água. Ele passa por estações de tratamento com a operação controlada e, em vez de ser devolvido à natureza, se torna um novo recurso. Ou seja, é uma alternativa sustentável acima de tudo. A água de reúso é mais utilizada nas atividades industriais, podendo ainda ser aplicada na agricultura, limpeza de ruas e veículos e rega de jardins”, explicou o gerente de Operação das ETEs da Águas do Rio, Pedro Ortolano.

Segurança hídrica

O aumento da oferta de água de reúso está alinhado ao compromisso da Águas do Rio com a sustentabilidade e com a segurança hídrica no Estado do Rio. Nesse cenário, o olhar da empresa vai além.

“O aumento da produção é somado a outras iniciativas da companhia, que têm como objetivo fazer o uso sustentável desse recurso vital para as pessoas e para a preservação da natureza. O nosso programa de perdas, por exemplo, utiliza diversos recursos tecnológicos, como georadar, geofone e até mesmo um satélite, que identifica vazamentos ocultos. Desde o início da nossa atuação, cerca de 3 bilhões de litros de águadeixaram de ser desperdiçados por mês”, destacou Sinval Andrade, diretor institucional da Águas do Rio.

Produção de água de reúso será ampliada

A Águas do Rio tem planos definidos para aumentar o projeto. A concessionária está implantando uma unidade de produção de água de reúso na ETE São Gonçalo para fornecê-la ao Polo Gaslub, antigo Complexo Petroquímico de Itaboraí (Comperj), da Petrobras, a partir do segundo semestre de 2026.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.