Comunicado

Ver notícia

A Cedae informou que foi necessário suspender totalmente a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, no início da manhã desta segunda-feira (28/08), após ser observada alterações na qualidade da água bruta (não tratada) no ponto de captação do Rio Guandu. Em comunicado, a companhia estadual explicou que uma espuma de origem ainda desconhecida foi detectada no manancial, sendo adotado o protocolo de contingência, com a paralisação das atividades na estação, de modo a garantir a segurança hídrica da população atendida pela unidade.

Ainda de acordo com a Cedae, técnicos estão monitorando, continuamente, as condições do Rio Guandu. A operação da estação de tratamento será retomada, assim que for confirmado que a concentração do material não representa risco e que a situação está controlada. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também foi acionado para tomar as devidas providências.

Responsável pelo abastecimento de 80% da capital e Baixada Fluminense, o Sistema Guandu, sob gestão da Cedae, fornece a água tratada que a Águas do Rio distribui no Centro e Zonas Norte e Sul do Rio e nas cidades de São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu e Queimados.

A concessionária esclarece que, após o restabelecimento da operação plena da ETA Guandu, a distribuição de água tratada nas localidades impactadas poderá levar até 72 horas para ser normalizada. Neste sentido, a Águas do Rio orienta seus clientes comerciais e residenciais a fazer o uso consciente da água, priorizando as atividades essenciais.

A empresa segue à disposição através do 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Compartilhar:

Veja Também

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.