Notícia

Ver notícia

Concessionária Águas do Rio implanta 700 metros de tubulação em área não urbanizada beneficiando cerca de duas mil pessoas  

 

Durante a juventude de Eunice Silva, de 66 anos, os sambas do Salgueiro eram sua companhia nas subidas e descidas das escadarias do morro, carregando baldes de água na cabeça. Décadas se passaram, a integrante da ala das baianas da escola e vizinhos instalaram, por conta própria, bombas que forneciam água de tempos em tempos. Este ano, com a chegada da Águas do Rio na área mais alta e não urbanizada do Salgueiro, essa realidade mudou. “Vi minha comunidade crescer muito ao longo dos anos, mas os serviços públicos nunca acompanharam a mudança. Finalmente tenho água todo dia”, afirma. Ela faz parte das 250 famílias, que somam quase duas mil pessoas beneficiadas com a implantação de 700 metros de novas redes de distribuição de água executadas pela concessionária.   

Para levar morro acima 50 mil metros de água por hora, no pé do Salgueiro, a empresa instalou um sistema de bombeamento (booster), o que garante a pressão na nova rede. De acordo com o diretor-executivo da superintendência de Comunidades, Renan Mendonça, a vazão de água será suficiente para a demanda atual e futura da região. “Não existia rede padrão nessa região e onde havia fornecimento a pressão não era suficiente para atender os moradores. Esse trabalho faz parte de um conjunto de ações de melhorias que estamos executando nas comunidades para universalizar o serviço de água e garantir qualidade de vida para a população”, explicou Renan.    

Eliana: “Não tem notícia melhor que receber água”

Com a chegada da rede formal de abastecimento, a dona de casa Eliane Darcle Nascimento, 57 anos, não vai mais precisar manter em frente a sua casa quatro galões para armazenar água. “Não tem notícia melhor que receber água. As pessoas que moram no asfalto não sabem como é viver com água caindo uma ou duas vezes na semana. Não vou desperdiçar nada, mas hoje quero comemorar”, contou jogando água de mangueira no neto.  

De acordo com o diretor superintendente de Comunidades, Guilherme Campos, a ação no morro do Salgueiro faz parte do programa de melhorias da Águas do Rio, no caminho da universalização dos serviços. “O nosso foco é levar serviços às áreas de maior vulnerabilidade social, como o topo das comunidades cariocas. Historicamente, esses espaços são habitados por pessoas mais vulneráveis, aquelas sem acesso aos direitos básicos. Queremos garantir dignidade e qualidade de vida, especialmente para essa população que durante anos sofre com a falta de saneamento básico”, afirma.   

Desde que entrou em operação, a empresa executou nas comunidades da Tijuca mais de 1.500 serviços. Só no Salgueiro foram 150 atendimentos, sendo 6% relacionados à rede de esgotamento sanitário. Em cada visita, as equipes da concessionária orientaram a população sobre a importância de se conectar à rede pública de água. A conexão é gratuita para quem mora em comunidade e os moradores podem fazer a solicitação por um dos canais de atendimento da Águas do Rio como o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ou WhatsApp, pelo número 0800 195 0 195.  

Compartilhar:

Veja Também

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...