Notícia

Ver notícia

Concessionária Águas do Rio implanta 700 metros de tubulação em área não urbanizada beneficiando cerca de duas mil pessoas  

 

Durante a juventude de Eunice Silva, de 66 anos, os sambas do Salgueiro eram sua companhia nas subidas e descidas das escadarias do morro, carregando baldes de água na cabeça. Décadas se passaram, a integrante da ala das baianas da escola e vizinhos instalaram, por conta própria, bombas que forneciam água de tempos em tempos. Este ano, com a chegada da Águas do Rio na área mais alta e não urbanizada do Salgueiro, essa realidade mudou. “Vi minha comunidade crescer muito ao longo dos anos, mas os serviços públicos nunca acompanharam a mudança. Finalmente tenho água todo dia”, afirma. Ela faz parte das 250 famílias, que somam quase duas mil pessoas beneficiadas com a implantação de 700 metros de novas redes de distribuição de água executadas pela concessionária.   

Para levar morro acima 50 mil metros de água por hora, no pé do Salgueiro, a empresa instalou um sistema de bombeamento (booster), o que garante a pressão na nova rede. De acordo com o diretor-executivo da superintendência de Comunidades, Renan Mendonça, a vazão de água será suficiente para a demanda atual e futura da região. “Não existia rede padrão nessa região e onde havia fornecimento a pressão não era suficiente para atender os moradores. Esse trabalho faz parte de um conjunto de ações de melhorias que estamos executando nas comunidades para universalizar o serviço de água e garantir qualidade de vida para a população”, explicou Renan.    

Eliana: “Não tem notícia melhor que receber água”

Com a chegada da rede formal de abastecimento, a dona de casa Eliane Darcle Nascimento, 57 anos, não vai mais precisar manter em frente a sua casa quatro galões para armazenar água. “Não tem notícia melhor que receber água. As pessoas que moram no asfalto não sabem como é viver com água caindo uma ou duas vezes na semana. Não vou desperdiçar nada, mas hoje quero comemorar”, contou jogando água de mangueira no neto.  

De acordo com o diretor superintendente de Comunidades, Guilherme Campos, a ação no morro do Salgueiro faz parte do programa de melhorias da Águas do Rio, no caminho da universalização dos serviços. “O nosso foco é levar serviços às áreas de maior vulnerabilidade social, como o topo das comunidades cariocas. Historicamente, esses espaços são habitados por pessoas mais vulneráveis, aquelas sem acesso aos direitos básicos. Queremos garantir dignidade e qualidade de vida, especialmente para essa população que durante anos sofre com a falta de saneamento básico”, afirma.   

Desde que entrou em operação, a empresa executou nas comunidades da Tijuca mais de 1.500 serviços. Só no Salgueiro foram 150 atendimentos, sendo 6% relacionados à rede de esgotamento sanitário. Em cada visita, as equipes da concessionária orientaram a população sobre a importância de se conectar à rede pública de água. A conexão é gratuita para quem mora em comunidade e os moradores podem fazer a solicitação por um dos canais de atendimento da Águas do Rio como o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) ou WhatsApp, pelo número 0800 195 0 195.  

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.