Notícia

Ver notícia

Projeto promove experiência interativa para conscientizar a população sobre a
preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente

Uma experiência que faz o visitante viajar pelo ciclo da água por meio de realidade aumentada. Esta é a exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” que estreia, a partir da próxima quinta-feira (8/09), no município de Queimados. Com uma proposta tecnológica e interativa, o projeto gratuito é aberto para toda a população e ficará disponível na Praça dos Eucaliptos, no bairro Vila do Tinguá, até o dia 11 de setembro.

Queimados recebe exposição ‘Olho D’Água’

Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, a iniciativa levará o visitante para viajar pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual. As atividades acontecem em um Tech-Truck, um caminhão com uma multiplataforma digital que leva diversas ferramentas artísticas e tecnológicas para conectar o público por meio da visão, do som e do movimento, proporcionando uma experiência totalmente interativa.

“Ao patrocinar este projeto, a Águas do Rio e o Instituto Aegea transformam os estudantes e a população das cidades em agentes de educação ambiental para que multipliquem o que vivenciaram, através da experiência sensorial. Assim, movimentamos as pessoas a repensarem sobre a importância na preservação e cuidado com a água e preservação do meio ambiente”, explicou o diretor-superintendente da concessionária, com atuação na Baixada Fluminense, Luiz Fabbriani.

Estudantes de Queimados visitam exposição itinerante

Para a coordenadora de Responsabilidade Social, Luciana Muniz, que atua nos municípios de Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis, o acolhimento da população através do projeto amplia os conhecimentos sobre o ciclo da água. “É gratificante receber no município de Queimados a experiência que o programa Olho D’Água proporciona. É importante incentivar a população a repensar sobre o cuidado com o recurso que é fundamental para a vida. O projeto concilia acesso à arte e entretenimento, valorizando espaços de troca com as crianças e moradores que juntos farão desta cidade um espaço mais consciente”, pontuou.

Na quinta e sexta-feira (08 e 09/09), o projeto realizará, durante todo o dia, o atendimento de crianças e jovens de escolas da rede pública de ensino, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Já no sábado e domingo, a exposição estará aberta para o público em geral das 14h às 18h. Ainda no final de semana, a partir das 18h30, serão exibidos os filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”, com roda de conversa após as sessões. Todas as atividades são gratuitas.

A exposição, patrocinada via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, pela Águas do Rio e pelo Instituto Aegea, percorrerá oito municípios da área de atuação da concessionária, em setembro e novembro.

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...