Notícia

Ver notícia

 Oficina de capacitação, que tem o apoio do Instituto Aegea e da Águas do Rio, percorrerá
oito cidades pelo Brasil

O projeto educacional Imagens que transformam estreou na cidade de Itaboraí (RJ) com a realização da oficina pedagógica para 35 professores da rede pública de ensino na última quinta-feira (10/08). A oficina é o primeiro passo desta ação e levou capacitação técnica e educacional para os professores desenvolverem e estimularem seus alunos a criarem campanhas de utilidade pública que incentivem atitudes positivas sobre a água, numa correlação com a saúde, o lazer, o consumo consciente e as formas de garantir a sua qualidade. 

“Acreditamos muito que a educação é a chave para a transformar a vida de todos. Iniciar esse projeto nos municípios onde atuamos vem de encontro com o nosso propósito de movimentar vidas. Estamos trabalhando a conscientização através das crianças que são o futuro e a mudança para um mundo cada vez melhor”, conta o diretor-superintendente Pedro Augusto Freitas, ressaltando que as próximas cidades contempladas serão Miracema (17) e Cordeiro (18), no interior do estado do RJ.

Para Silvana Resende, representante da área de projetos da Secretaria de Educação do município, a oficina é uma oportunidade para aprimorar e oferecer cada vez mais recursos aos professores na sala de aula.

“Através deste projeto, os professores terão possibilidade de passar conhecimento de forma lúdica, permitindo que os alunos tomem decisões e tenham opiniões mais claras sobre questões importantes que impactam no seu dia a dia. Desenvolvendo este educador, conseguimos atingir os estudantes para que eles tenham atitudes positivas para além dos muros da escola, mudando o contexto de onde vivem e os projetando para algo melhor. Todos saem ganhando!”, conclui Silvana.

A iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, produzida pela Flamingo Comunicações e tem o apoio da Águas do Rio, do Instituto AEGEA, além da Secretaria de Educação de Itaboraí.  Ao todo, o projeto percorrerá oito cidades: Itaboraí (RJ), Miracema (RJ), Cordeiro (RJ), Barcarena (PA), Campo Grande (MS), Manaus (AM), Penha (SC) e São Francisco do Sul (SC).

Entenda as etapas do projeto

Imagens que Transformam é um projeto educacional que utiliza a fotografia e a publicidade como meios de expressão. O primeiro passo são as Oficinas de Capacitação para professores da rede pública. Depois ocorrem as Produções Artísticas em que os alunos criam campanhas de utilidade pública sobre a relação da água com saúde, alimentação, florestas ou resíduos. As produções passam pela etapa de Votação Popular e Comissão Julgadora para eleição das duas melhores campanhas de cada cidade. Na sequência ocorrem o Dia da Imagem, um workshop para os estudantes que reúne técnicas de fotografia e linguagem publicitária. Os resultados do Dia da Imagem serão expostos em campanhas de utilidade pública profissionais nas mídias locais (outdoors, jornais ou portais digitais) da cidade. Haverá ainda um e-book exclusivo para cada cidade e o Livro “Imagens que transformam” editado com as campanhas das oito cidades participantes. Acesse: https://imagensquetransformam.com.br/

Sobre o Instituto Aegea

O Instituto Aegea é responsável por destinar e coordenar os investimentos sociais da Aegea Saneamento, empresa líder no setor de saneamento básico e que leva à cada município onde atua, mais saúde e qualidade de vida para a população. Hoje, são mais de 30 milhões de pessoas atendidas em 489 municípios, de norte a sul do Brasil. O principal objetivo do Instituto Aegea é ser um núcleo de inteligência social e acompanhar o que há de mais avançado no Brasil e no mundo no campo do investimento social e negócios de impacto, especialmente nas áreas de saúde, educação e geração de renda. Além disso, o instituto tem como meta buscar as melhores práticas para que a empresa realize seu investimento com foco e de forma estratégica para aumentar o desenvolvimento humano nos municípios em que a Aegea atua. Saiba mais em: https://www.aegea.com.br/responsabilidade-social/

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...